O Hospital Santa Marta e o Instituto Santa Marta de Educação e Saúde – ISMES participaram da cerimônia de certificação de 17 instituições pelo Selo Social – ciclo 2017, programa que reconhece iniciativas de promoção, desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida da população local. O evento aconteceu no UniCEUB, em Águas Claras (DF), e contou com a presença de representantes das instituições responsáveis por fazer o projeto acontecer no Distrito Federal, além da organização idealizadora do selo, o Instituto Abaçaí. O evento contou ainda com a apresentação musical da Orquestra Reciclando Sons.
O Selo Social foi implantado no Distrito Federal em novembro de 2016 por meio da parceria entre o Instituto Abaçaí e da Rede Salesiana Brasil, iniciando em 2017 suas atividades. Nesse período, os participantes mobilizaram-se no estudo de possíveis soluções para os problemas sociais de suas regiões, o que resultou em 4.595 atendimentos realizados. O programa é inteiramente gratuito para as organizações que cadastram suas iniciativas sociais, todavia, para que um projeto como este consiga ser executado plenamente e trazer os resultados que dele se esperam, são necessários investimentos.
O Hospital Santa Marta é uma das empresas que firmaram o compromisso com Taguatinga ao atuar como um Investidor Social, realizando doações mensais ao Instituto Abaçaí, que são destinadas integralmente ao custeio do projeto, tornando-o gratuito a todos os participantes. A Superintendente do Hospital Santa Marta, Luci Emidio, fala do impacto positivo e credibilidade das organizações participantes em receber essa certificação. “Atuamos como Investidor Social do Selo Abaçaí e assim reafirmamos o nosso interesse em contribuir com o desenvolvimento sociocultural de Taguatinga, tornando-nos sensíveis às necessidades dessa comunidade”.
O ISMES foi certificado com o Selo Social pelo Projeto “Aponte a Ponte”, que promoveu ao longo de 2017 eventos para 3.400 alunos graduandos de disciplinas de saúde, com o objetivo de aproximá-los do mercado de trabalho. A ação foi realizada no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Santa Marta – ISMEP e contou com a parceria de profissionais da área de saúde, além das empresas como o Hospital Ana Nery, Hospital Santa Marta e Med Life. O Diretor do ISMES, Calvino Soares, comemora a certificação e fala sobre as perspectivas de 2018. “Este ano estamos envolvidos com a iniciativa de levar atendimento de saúde para comunidades carentes por meio do Projeto Saúde Social, e já iniciamos em março com uma ação na comunidade de Vicente Pires, onde atendemos 130 pessoas. A expectativa é darmos continuidade a outros projetos rumo à certificação 2018”.
Para Áureo Giunco, o evento simboliza a gratidão e valorização dessas 17 Instituições pelos 20 projetos desenvolvidos ao longo de 2017, que tiveram 63 impactos sociais e transformam suas regiões num local melhor para se viver. “Cada uma dessas instituições passou por um longo processo para chegar até aqui, participando de treinamentos, expondo seu trabalho e suas equipes, permitindo que pessoas de fora com credibilidade, e também a sua comunidade, pudessem avaliar seu projeto. Isso demonstra transparência, além de agregar valor as suas marcas”, explica.