Realizada em São Paulo pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa (IIEP), a quarta Olimpíada de Neurociência, o Brain Bee, reuniu mais de 500 alunos na prova que aconteceu no sábado (17).
Roberto Lent, um dos principais neurocientistas do país, estava presente e disse que a iniciativa é de grande valor por duas razões: “Primeiro porque a Olimpíada não acontece só em São Paulo. Ela ocorre em vários estados. Vira nacional e depois internacional. Segundo porque começa a ter uma ressonância grande na mídia e isso repercute muito além das 500 pessoas que estavam aqui”.
A proposta dessa iniciativa é despertar o desejo em jovens pelo estudo científico do sistema nervoso, uma vez que o tema não faz parte da grade curricular das escolas.
Para preparar os alunos e professores, de escolas públicas e privadas, o Instituto do Cérebro do IIEP ofereceu gratuitamente um curso de neurociências em janeiro. Participaram representantes tanto da Grande São Paulo, como do interior, com idades entre 14 e 19 anos.