Ahpaceg promove capacitação na área de Gestão de Processos

Foto: Renato Rodrigues

A Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg) realizou, nos dias 16 e 17 de março, no auditório do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-GO), o curso de “Gerenciamento por Processos”. Participaram da formação, cerca de 50 enfermeiros e demais profissionais de saúde de hospitais associados e não associados, aprimorando os seus conhecimentos em monitoramento, análise e plano de melhoria de serviços de saúde. O curso também incluiu conteúdos das áreas de liderança, gerenciamento da qualidade e indicadores em saúde.

A capacitação faz parte do programa de educação continuada em enfermagem da Ahpaceg e foi ministrado pela enfermeira Viviane de Queiroz Clementino, especialista em Gestão da Assistência em Enfermagem e Gestão da Qualidade em Saúde. Ela afirmou que a proposta do curso é repassar conceitos de gerenciamento e modelagem de processos, ferramentas da qualidade incluindo noções básicas de várias temáticas, como o gerenciamento de riscos.

Segundo a especialista, a modelagem de processos é uma das técnicas mais utilizadas para melhorar a qualidade da assistência em saúde. “Buscamos neste curso munir os profissionais de todas essas ferramentas e instrumentos para fazer a diferença em sua prática diária, aprendendo todo o processo de assistência em saúde e a gerenciar os riscos”, acrescentou.

Ela avalia que a iniciativa da Ahpaceg em oferecer o curso é extremamente pertinente e coerente. “Garantir que os profissionais tenham formações específicas para a área de atuação permite que eles tenham condições de aplicar essas ferramentas e promovam uma assistência em saúde cada vez melhor”, assinalou. Viviane de Queiroz esclareceu que a implantação da gestão de processos nos estabelecimentos de saúde possibilita, além de uma importante redução de custos, uma melhor assistência ao paciente. “O enfermeiro quase sempre é um gestor, ele lidera equipe, supervisiona e é preciso que o profissional tenha esse olhar de gestor dentro da atividade que realiza”, comentou.

Para ela, independentemente do cargo ou função, o enfermeiro precisa ter ferramentas de gerenciamento, não é possível mais trabalhar de forma empírica e sem métodos. Segundo a palestrante, a instrumentalização da gestão na atualidade passa por teorias da administração mais modernas. A especialista ressaltou que o paciente de hoje tem expectativas e necessidades muito diferentes de alguns anos atrás. “É preciso que as instituições de saúde melhorem a qualidade de serviços prestados e consequentemente alcancem melhores resultados”, observou.

O enfermeiro Lucian Mendes Guimarães, coordenador de enfermagem do Hospital do Coração Anis Rassi, disse que o curso possibilitou a ele aprender a identificar os processos dentro do ambiente de trabalho e melhorar a qualidade do atendimento. “Esse curso nos dá uma visão ampla de gestão de processos para que possamos compartilhar com a nossa equipe todo o conteúdo ministrado”. Ele considera importante que os estabelecimentos de saúde enviem seus profissionais para participar deste tipo de formação, já que são conhecimentos não ensinados na graduação e que interferem diretamente na qualidade do serviço prestado.

Josenei Skorek, enfermeira do Hospital Evangélico de Anápolis, considera que as ferramentas de gestão interferem na atividade diária dos enfermeiros. “Vamos ter condições de enxergar os processos de uma forma diferente e colocar em prática formas de melhorar a segurança do paciente”, afirmou. Ela classificou como louvável a oferta do curso pela Ahpaceg, pois o conteúdo ministrado não é de pleno conhecimento dos enfermeiros. “Sentimos essa necessidade e uma fragilidade em conhecer essas ferramentas de gestão em profissionais que integram as equipes de enfermagem”, enfatizou. Para a enfermeira, falta esse conteúdo na formação acadêmica e o acesso a este tipo de conhecimento faz com que o profissional atue de forma diferenciada nos hospitais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.