Uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Itupeva (SP), a Kolplast CI Ltda, empresa situada no município, e o Laboratório Genoa/LPCM, especialista em Medicina Diagnóstica e Análise Genética, proporcionará a um grupo de moradoras da cidade recursos tecnológicos e diagnósticos de ponta na prevenção do câncer do colo uterino.
A Kolplast disponibilizará para esta campanha todos os componentes, incluindo um moderníssimo processador de lâminas, inédito em território nacional e que introduz o “Made in Brasil” na metodologia da Citologia de Base Líquida.
Prestes a completar 75 anos de existência, o exame de Papanicolaou tradicional é hoje uma tecnologia reconhecidamente ultrapassada e vem sendo substituída em todo o mundo, gradativamente, pela Citologia de Base Líquida. Permite uma incomparável acurácia e precisão diagnóstica, reduzindo drasticamente tanto os falsos positivos e os falsos negativos, pontos reconhecidamente frágeis do Papanicolaou tradicional.
Até 2017, o país não dispunha desta metodologia a não ser em produtos importados, o que impedia a sua disseminação, devido ao custo, dificultando o acesso. A Kolplast, especialista em produtos para a saúde da mulher, foi pioneira a oferecer ao mercado nacional o que considera mais que um produto, mas sim uma verdadeira conquista.
E a iniciativa não para por aí. O laboratório Genoa processará todo o material celular colhido das pacientes e, para os casos suspeitos, completará a análise com a pesquisa do HPV.
Uma reunião sediada no Paço Municipal, em 22 de março, formalizou a união de esforços que resultará em mais saúde para as mulheres do município. A ocasião contou com a presença do Sr. Prefeito Marcão Marchi, da Primeira Dama Sra. Dani Marchi, esta na qualidade de Presidente do Fundo Social de Solidariedade, da Sra. Lucia Checchinato, Secretária Municipal de Saúde e representantes da Kolplast e do Laboratório Genoa, além de outros profissionais da saúde.
O câncer do colo do útero é o terceiro que mais mata mulheres no país e todos os esforços para a sua erradicação são sempre bem-vindos.
A Kolplast enviará 200 kits CellPreserv – nome comercial da Citologia de Base Líquida da empresa – para a coleta de material destinado ao exame que será processado nas instalações do Laboratório Genoa, com a metodologia referida. A entrega dos resultados será ofertada em tempo recorde, configurando assim uma vantagem adicional sobre o que ocorre habitualmente. A Citologia em Base Líquida e os exames biomoleculares que ela possibilita representam o estado da arte na prevenção do câncer do colo uterino.
Pronunciaram-se na ocasião a Sra. Primeira Dama, Dani Marchi, na expectativa de poder estender esta metodologia para uma parcela cada vez maior das moradoras da cidade da cidade, e a diretoria da Kolplast, no ato representada pela Sra. Nivea Fittipaldi, reafirmando a satisfação de participar de tão significativa jornada em prol da saúde no município de Itupeva.