Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes promove capacitação sobre liderança

Na manhã de quinta-feira (14), o Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL), da SES – Governo de Goiás, realizou mais uma capacitação do Programa de Desenvolvimento de Gestores (PDG) voltado para coordenadores, gerentes e diretores. O tema de discussão do encontro foi “liderança”, ministrado pela psicóloga e assistente de Recursos Humanos do Instituto de Gestão e Humanização (IGH) – Organização Social gestora da unidade -, Andressa Barcelos.

Para que os participantes já tivessem início a uma reflexão sobre bons e maus líderes, a profissional começou a palestra com uma dinâmica em que todos tiveram que listar características dos dois tipos de chefes. Em seguida, explicou as atitudes condizente com um bom gestor. Segundo ela, nunca deve-se perder o foco das metas; deve-se dedicar um tempo para conversar com cada um de seus colaboradores; tratar o subordinado como gostaria de ser tratado; assumir a responsabilidade de problemas que aconteça com a equipe; ser atuante.

“Um líder não anda sozinho, ele tem que mostrar o desempenho dos membros de sua equipe. E sem seus colaboradores ele não é nada”, resumiu. Depois de conhecerem o certo e o errado, para finalizar, Andressa propôs que cada um listasse as características positivas e negativas de si próprios enquanto líderes. Ao fim, cada um fez uma análise de seu próprio comportamento e se comprometeu a praticar sempre as características de um bom líder. “O diferencial de organizações de sucesso são seus líderes. O sucesso é reflexo da forma como os colaboradores são liderados. Por isso é muito importante que discutamos esse assunto e façamos uma autoanálise”, destacou a diretora operacional do HEMNSL, Ana Maria Caribé da S. Mello.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.