As pequenas gentilezas fazem toda a diferença nos momentos de fragilidade. É por isso que quem recorre ao Hospital Fundação do Câncer, no Rio de Janeiro (RJ), encontra atendimento humanizado, sejam pacientes ou acompanhantes. A iniciativa mais recente da unidade, em parceria com a Revista Coquetel, tem a intenção de oferecer acolhimento: O Hospital irá distribuir passatempos Coquetel para pacientes internados ou que passam por longos procedimentos e seus acompanhantes. Mais do que distrair durante a espera, a ideia é aproximar as pessoas da instituição e quebrar o clima impessoal do ambiente hospitalar.
Para a assistente social, Amanda Frazão, o apoio tem efeito positivo sobre o estado de espírito do paciente. “O tratamento oncológico é muito desgastante. Nosso fluxo de pacientes internados é grande e a maioria tem acompanhantes. A distribuição dos passatempos transmite a mensagem de que faremos o possível para que se sintam melhor no tempo em que estiverem aqui, criando um vínculo entre a instituição e o paciente. São pequenas gentilezas que, ainda que simples, ajudam a diminuir a tensão”, destaca.
Outra parceria bem-sucedida foi feita com a estilista Isabela Capeto, que abraçou a causa e se tornou madrinha da Fundação do Câncer. A partir de uma estampa exclusiva desenhada e doada por Isabela, foram confeccionadas bolsas de tecido, reutilizáveis, usadas para entregar os exames de imagem das pacientes. Além de servir como estímulo para manter os exames em dia, a ideia é que a bolsa seja também usada para ir à praia, à ginástica ou carregar os brinquedos dos filhos.
Criado como um centro de referência em oncologia no país, o Hospital Fundação do Câncer não tem fins lucrativos e oferece todo o suporte para diagnóstico e tratamento oncológico, com tecnologia de ponta e equipe médica multidisciplinar. Desde 2017, é a unidade assistencial da Fundação do Câncer, organização filantrópica que atua em pesquisa, prevenção e controle da doença há mais de 26 anos.