Situações de dor, aflição ou desconforto, logo nos induzem a pensar onde buscar proteção e alivio para esses episódios. Suspeitar que se está doente faz com que um sinal de alerta seja enviado ao nosso cérebro, nos remetendo, quase que involuntariamente, à figura do hospital como um local adequado para resolver qualquer problema.
O Dia do Hospital, comemorado em 2 de julho, pretende homenagear a todas as instituições e os profissionais que trabalham na área da saúde. Em Blumenau (SC), o Hospital Dia do Pulmão procura investir em recursos para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à população. O diretor técnico Dr. Mauro Kreibich ressalta a importância das instituições de saúde para a sociedade: “O principal objetivo dos hospitais é preservar vidas, permitindo que o indivíduo se recupere de determinada condição e possa estar recuperado para retornar à sua vida social, voltar ao trabalho ou estar junto da família”, observa Kreibich.
Atualmente, o Hospital Dia do Pulmão realiza o atendimento de mais de 55 mil pacientes por ano, atuando nas áreas de pneumologia, alergologia, otorrinolaringologia e cirurgia torácica, além disso, conta com serviços de Pronto Atendimento, consultórios, exames e tratamentos. Além disso, conta com uma equipada sala de vacina, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).
A principal diferença dentre os hospitais convencionais é a abordagem na modalidade de Hospital Dia – regime indicado quando a permanência do paciente na unidade é solicitada por um período máximo de 12 horas – evitando em grande parte as hospitalizações convencionais, reduzindo a demanda e os seus custos.
A celebração da data remete a uma parte muito importante e essencial em todos os hospitais: os profissionais de saúde. “Os profissionais exercem um papel de grande importância dentro das instituições, auxiliando para um tratamento e atendimento eficiente, colaborando para uma saúde de qualidade para todos”, finaliza o diretor técnico do hospital.