Hospital Ana Costa moderniza pronto-socorro adulto e ganha sala de telemedicina

O Hospital Ana Costa, de Santos (SP), inaugurou, na última quarta-feira (26) seu novo pronto-socorro adulto, que, além de modernizado, passa a contar com uma sala de telemedicina com foco no tratamento do acidente vascular cerebral (AVC). A emergência da unidade realiza, em média, 15 mil atendimentos mensais em seu pronto-socorro. “As novidades fazem parte dos investimentos para aprimorar a infraestrutura, a qualidade e a segurança dos pacientes da instituição, garantindo a melhor assistência aos clientes da Baixada Santista”, afirma a diretora do hospital, Isabelle Tatsui.

A sala de telemedicina com foco no AVC funcionará 24 horas por dia e permitirá aos neurologistas e outros especialistas do Hospital Ana Costa discutirem os casos com médicos de uma central especializada. O objetivo desse contato é dar suporte à tomada de decisão quanto à melhor conduta a ser adotada para cada ocorrência neurológica. Hoje, o hospital recebe, em média, 30 pacientes por mês com suspeitas de AVC.

A modernização do pronto-socorro está sendo realizada de forma gradual, com investimentos de cerca de R$ 3,1 milhões. Nos últimos dois anos, a emergência também passou por reorganização do fluxo de atendimento, implementação de protocolos de classificação de risco e criação de indicadores de qualidade de atendimento, que tem apresentado evolução progressiva, conforme pesquisas de opinião.

Outras melhorias

Em outubro de 2017, foi criado o Escritório do Paciente, que tem como objetivo melhorar a experiência desse público. Agentes de hospitalidade fazem perguntas sobre aspectos relacionados à segurança e à qualidade do atendimento e também sobre qual desejo as pessoas internadas gostariam de realizar para tornar sua estada no hospital mais leve. Ao todo, o projeto do Hospital Ana Costa já atendeu a mais de 8 mil pedidos, desde aqueles mais simples – como receber a visita de um animal de estimação – até os mais elaborados, como realizar uma cerimônia de casamento. A iniciativa faz parte do movimento global What Matters To You, criado em 2016 e liderado pela organização escocesa Healthcare Improvement Scotland.

O hospital também implementou um amplo programa de humanização do parto, que resultou em uma queda de cerca de 18% no número de cesarianas. Todo o atendimento prestado antes, durante e após o nascimento do bebê passou a se concentrar em um único andar, com quartos nos quais a gestante é acompanhada por uma equipe de plantão desde a internação até a alta, realizando, inclusive, o parto nesse ambiente. O espaço também possui sala de extração do leite materno, onde as mães com filhos internados na UTI neonatal podem alimentar os recém-nascidos.

“Nosso índice de satisfação tem crescido de forma consistente. Diariamente, monitoramos a avaliação dos nossos pacientes e, com base nesse levantamento, implementamos as melhorias necessárias na perspectiva de nossos clientes”, explica Isabelle Tatsui.

Redação

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