Cirurgia no cérebro sem cortes pode curar tumores, lesões vasculares cerebrais, metástases e patologias funcionais

Imagine operar o cérebro em uma única sessão, sem internação e com possibilidade de alta no mesmo dia? O Instituto de Neurologia de Curitiba (PR) – Hospital INC é um dos únicos hospitais do Brasil que realiza a radiocirurgia com Gamma Knife®, uma tecnologia avançada não-invasiva, que serve no tratamento de diversas enfermidades cerebrais.

Segundo o sócio-diretor do Hospital INC, o médico neurologista Ricardo Ramina, o Gamma Knife® funciona através da entrega de altas doses de radiação ao local do sistema nervoso a ser tratado (um tumor, por exemplo) com feixes de radiação muito estreitos que convergem para este local com extrema precisão, afetando minimamente os tecidos sadios em volta.

“O paciente tem seu tratamento realizado, de modo geral, em apenas uma única sessão e sem a necessidade de hospitalização, podendo receber alta no mesmo dia. Como esses feixes de radiação penetram o crânio normal, não são necessários cortes ou incisões para este procedimento”, comemora Ramina.

A radiocirurgia com Gamma Knife trata diversas outras enfermidades neurologicas, como lesões localizadas no cérebro, cabeça e zonas altas da coluna cervical. O procedimento abre novas perspectivas no tratamento de tumores benignos ou malignos, lesões vasculares cerebrais, metástases e patologias funcionais tais como Parkinson, Epilepsia e TOC. A tecnologia avançada e não-invasiva foi desenvolvida na Suécia e é utilizada em várias partes do mundo.

Lucia Andrea Menon, 39 anos, sentia choques na boca. No início eram poucos episódios, mas foram se tornando frequentes, o que a impedia até de comer e falar direito. Foi constatado que ela tinha Neuralgia do Trigêmeo, um distúrbio do nervo trigêmeo, que conduz as informações de sensibilidade da face ao cérebro, e que causa dores intensas nas áreas pelas quais o nervo do trigêmeo passa. No começo, os remédios aliviavam a dor, mas tiveram que ser triplicados, e mesmo assim com muitos episódios de choque. “Os remédios causavam muitas falhas na memória, além de não resolver o problema”, lembra. Lucia fez a cirurgia sem cortes com Gamma Knife, procedimento sem dor, e teve alta no mesmo dia.

“Nos primeiros 15 dias ainda sentia os choques, mas foram diminuindo. Depois de 40 dias após a cirurgia, não tive mais nenhum episódio de choque e consegui eliminar todos os remédios. Foi um divisor de águas na minha vida, hoje tenho uma vida normal com minha família e no trabalho, sem choques e sem remédios”, comemora.

O Hospital INC recebe pacientes de todo o Brasil e América Latina para o tratamento com o Gamma Knife. Desde 2012  já realizou mais de 300 cirurgias com o equipamento.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.