O Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL), de Goiânia (GO), por meio da coordenação de Psicologia e diretoria, promoveu nas tardes dos dias 26 e 27 de setembro, duas palestras em alusão à campanha nacional “Setembro Amarelo”, que tem como objetivo a conscientização e a prevenção ao suicídio. A programação voltada para colaboradores ocorreu no auditório da unidade.
No dia 26 de setembro foi ministrada a palestra “Suicídio: conhecer para prevenir”, proferida pela psicóloga Raiana Vaz Barroso. Durante sua fala, a profissional falou sobre fatores que levam a tentativas de suicídio, apresentou estatísticas no Brasil e alertou sobre a importância da discussão do tema dentro de unidades de saúde. “São os profissionais de saúde que vão lidar com as situações de tentativas de suicídio, desde o pronto-socorro até a internação. Por isso, eles necessitam de um potencial maior para lidar com quem está em sofrimento crítico e a palestra serve como capacitação para esse tipo de situação”, destacou.
Para a enfermeira do HEMNSL, Joselita Santos, a palestra foi proveitosa para reconhecer indícios de depressão e de tendências suicidas em pessoas. “É importante falarmos sobre suicídio, porque casos podem acontecer ao nosso redor e precisamos saber como lidar com isso. Aconteceu com uma pessoa que eu conhecia e não esperávamos, pois até então, eu não reconhecia sinais de depressão nele. Agora, eu percebi que tudo que foi dito na palestra, aconteceu”, afirma a enfermeira.
Na quinta-feira, o tema da palestra foi “Violência Doméstica”, com o intuito de promover a valorização da vida, no mês em que se discute sobre suicídio. Ministrada por uma fisioterapeuta que sofreu queimaduras em 85% do seu corpo há 32 anos, vítima de seu ex-namorado, a discussão chamou a atenção dos participantes. “A violência contra a mulher é um crime familiar, não atinge apenas a ela, mas a todos à sua volta e gera grave consequências na vida dessas pessoas também”, disse a palestrante.