Cruz Vermelha de São Paulo lança “Campanha Pré-calamidades” para atender vítimas de emergências

Com o período de chuvas se aproximando, a Cruz Vermelha Brasileira – Filial de São Paulo inicia a arrecadação de doações para vítimas de possíveis emergências, como enchentes. A “Campanha Pré-calamidades” recebe itens essenciais: água, alimentos não-perecíveis, produtos de higiene pessoal e de limpeza e roupas, que podem ser entregues na sede da instituição.

Em decorrência dos episódios recentes de fortes chuvas no Rio de Janeiro neste ano e casos de grandes enchentes na capital paulista, principalmente na época do verão, a iniciativa vai garantir um estoque dos materiais, agilizando o atendimento às vítimas de tragédias.

“Tudo o que recebemos passa por um cuidadoso processo de triagem para garantir a qualidade da doação que será entregue ao beneficiado. Esse processo leva tempo. Arrecadando com antecedência, diminuímos o tempo de resposta da ajuda humanitária”, afirma Tiago Seballo, coordenador do Departamento de Gestão de Risco e Desastre da Cruz Vermelha de São Paulo.

Em 2018, de janeiro a novembro, a instituição entregou 15.567,27 kg de doações para vítimas de calamidades, como moradores atingidos por enchentes na comunidade Cruz de Malta e na cidade de Miracatu e vítimas do incêndio seguido de desabamento no Largo Paiçandu. Os donativos foram essenciais para garantir apoio para 5.400 pessoas.

O trabalho de separação de itens emergenciais já é desenvolvido na instituição e a campanha surge para ampliar a arrecadação, que muitas vezes é insuficiente. “Recebendo as doações antes que os desastres aconteçam, conseguimos manter um estoque específico para atender as emergências, sem prejudicar o atendimento social das 115 comunidades que apoiamos durante todo o ano”, explica Seballo.

Para que as doações sejam aproveitadas, roupas e sapatos devem estar em bom estado. Água, alimentos não-perecíveis e produtos de higiene pessoal e de limpeza devem estar fechados e dentro do prazo de validade. Os donativos podem ser entregues na sede da instituição, na Av. Indianópolis, 699 – Indianópolis. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 8h às 19h e aos sábados das 9h às 13h.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.