Abordar o pensamento do filósofo francês Michel Foucault a respeito da medicina, seu surgimento e intervenção social e formas de práticas e exercícios de poder, como a medicalização e o surgimento do hospital, é o que propõe o novo curso de extensão da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase), no Rio de Janeiro.
Com aulas expositivas e leituras, o curso Michel Foucault e a Medicina em Quatro Textos terá duas turmas disponíveis: a primeira com aulas nos dias 20, 21, 22 e 23 de fevereiro, das 18h às 20h, e a segunda nos dias 30 de março, 6, 13 e 27 de abril, das 14h às 16h.
“É um curso que segue para a reflexão sobre a saúde coletiva e a saúde pública. São assuntos atuais, que precisam ser pensados e analisados. O conteúdo programático fará com que seja possível observar o que é o poder em medicina, o seu exercício sobre os corpos, a sua relação com o controle e sociedade, e o surgimento do hospital e a medicina social, a importância do Cameralismo, da Medicina de Estado do Século XVIII e XIX, controle das epidemias e o surgimento da medicina individualizada na Alemanha, na França e na Inglaterra, nos séculos XVIII e XIX”, explica o psicanalista Gustavo Saboia, coordenador do curso de extensão da FMP/Fase.
Outras informações e as inscrições, que já estão abertas, podem ser acessadas no site da faculdade, em www.fmpfase.edu.br.