Referência em mamografias na região da Zona Sul de São Paulo (SP), o Hospital Dia da Rede Hora Certa M’ Boi Mirim II, gerenciado pelo Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM), realizou 4.861 radiografias de mama na unidade em 2018, com uma média de 405 exames por mês.
Dados da unidade também apontam que apenas 1% das pacientes foram encaminhadas para consulta com o médico mastologista após a realização do exame, e 0,12% delas tiveram o resultado de câncer de mama confirmado e foram direcionadas ao oncologista para tratamento.
O câncer de mama é o tipo de neoplasia que mais afeta mulheres no Brasil, sendo responsável por 29,5% dos casos registrados em 2018, de acordo com levantamento do Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Embora a alta prevalência da doença seja alarmante, o diagnóstico do câncer de mama é acessível e pode ser feito por meio de um exame relativamente simples e disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS): a radiografia de mama, conhecida como mamografia.
Comemorado no último dia 5, o Dia da Mamografia alerta para a importância da realização do exame em mulheres com 40 anos ou mais. Semelhante ao raios X, a mamografia identifica anomalias nos seios que podem indicar tumores, devendo ser realizada anualmente ou a cada dois anos, dependendo da orientação médica e faixa etária.
Segundo estudo da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), ainda há pouca procura pelo exame no país. Em 2017, apenas 24,1% das mamografias expectadas entre o público mais vulnerável à doença – mulheres de 40 a 69 anos – foram realizadas.
Para agendamento de mamografia pelo SUS, é necessário encaminhar o pedido médico, que pode ser concedido por ginecologista, mastologista, clínico geral ou enfermeiro da Atenção Básica, para a unidade de saúde mais próxima, no município, acompanhado de documento original com foto e cartão do SUS.
Mulheres de 50 a 69 anos também podem agendar o exame sem pedido médico pelo call center da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do número: 0800 779 0000.
Boa tarde
Eu tô com muito problema na cintura
Eu preciso fazer uma examen raio x
Olá! Aconselhamos a procurar a orientação de um profissional de saúde. Att;