Pela quarta vez, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, de São Paulo (SP) foi acreditado pela Joint Commission International (JCI). A nova Unidade Referenciada Oswaldo Cruz Vergueiro foi incluída no escopo da acreditação, evidenciando assim a excelência e qualidade do cuidado ali oferecido. Disruptiva e inovadora, foi a primeira instituição hospitalar a adotar um modelo de negócios com previsibilidade de preços.
A JCI é a mais importante e tradicional instituição global dedicada à melhoria das condições de qualidade e segurança das empresas que atuam na área da saúde.
“A segurança é um dos valores do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Desde a sua origem, a Instituição busca permanentemente aprimorar os seus processos, práticas médica, assistenciais e infraestrutura para ofertar a melhor experiência e resultado em saúde, no menor tempo possível, para os nossos pacientes e seus familiares. O comprometimento com a ética e com os altos padrões de qualidade, comparáveis aos melhores centros hospitalares do mundo, permitiu a conquista do selo pela quarta vez consecutiva”, diz o CEO do Hospital, Paulo Vasconcellos Bastian.
O sistema de medição da JCI, que foi fundada em 1951 nos Estados Unidos, avalia a qualidade dos processos e das práticas voltadas para a redução de risco, além da elaboração de programas que visem o aprimoramento da segurança e da qualidade dos serviços prestados ao paciente. Para receber a acreditação, as instituições de saúde passam voluntariamente por um extenso processo de avaliação, no qual são avaliados aproximadamente 1.200 itens. Além disso, auditores da JCI também percorrem, durante uma semana, as organizações para conhecer e analisar as práticas de cuidado e gestão adotadas.
Para o superintendente médico do hospital, Dr. Antonio da Silva Bastos Neto, o investimento contínuo e priorização das ações para garantir a segurança do paciente foram decisivos para o excelente resultado alcançado. “Qualidade e segurança do paciente fazem parte dos valores institucionais e estão presentes em todas as nossas atividades. Fazer sempre o melhor para o paciente é compromisso assumido por todos”, afirma.