Desde o primeiro atendimento em 1976, o HCor – Hospital do Coração, de São Paulo (SP), tem a missão de promover com excelência e responsabilidade o cuidado à saúde. Os sistemas informatizados conectados em rede do hospital atuam nas diversas atividades diárias, desde a recepção até a alta dos pacientes. Por isso, é preciso ter uma infraestrutura de conectividade e de cabeamento de alto desempenho para assegurar o funcionamento integrado de todo Complexo Hospitalar.
A Teleinfo Soluções, especializada em soluções de infraestrutura física para ambientes de tecnologia da informação e telecomunicações de alta complexidade, cuidou da instalação de todo o cabeamento estruturado para atendimento de 1379 pontos de rede na Unidade Dr. Adib Jatene – que integram a telefonia VoIP e wireless, câmeras de videomonitoramento, computadores, impressoras e tudo que está conectado em rede, inclusive os equipamentos do ambiente mais crítico de qualquer hospital: a sala de cirurgia.
Para isso, foram instalados 62.055 metros de cabo UTP, 4 pares, 23 AWG, da SYSTIMAX categoria 6A para atender todos os pontos de rede lógica (voz/dados) com tecnologia 10 Gigabit Ethernet em todos os 13 andares e 5 subsolos do edifício. Outros 80.400 metros de cabo da mesma categoria para atender 1608 pontos de Backbone vertical interligando os MDF’s aos racks localizados em cada pavimento. E 11.520 metros para 576 pontos de Espelhamentos entre servidores no novo Data Center, construído no 3° subsolo do empreendimento.
Na prática, a tecnologia é integrante de todas as equipes – inclusive médicas. A unidade abriga duas salas híbridas: uma destinada à neurocirurgia e outra à cirurgia cardiovascular. Ambas reúnem exames sofisticados de imagem para dar mais precisão e segurança às cirurgias. Em cada uma, por exemplo, são 12 pontos de cabeamento para estativas e máquinas de exame. Além do Gamma Knife, responsável por diversos raios gama ao mesmo ponto no cérebro do paciente, permitindo o tratamento de tumores, lesões vasculares e do tronco cerebral, malformação arteriovenosa e neurinomas do acústico sem cortes, que também se beneficia da capacidade 10 Gigabit Ethernet.
Nesse cenário de conectividade, a segurança e gerenciamento da rede e dos dados é fundamental. Por isso, todo cabeamento conta com o Sistema IMVISION com hardware e software específicos para que todo cabeamento seja inteligente e gerenciável. Além disso, pode mapear os pontos, avisar sobre tentativas de intrusão, abrir ordens de serviço, indicar qual porta precisa ser revisitada e alertar caso outro ponto seja alterado sem autorização. A solução da Systimax ainda pode programar manutenção, configuração de alerta entre outras funcionalidades e integrações a outros sistemas existentes no hospital.
De todo o projeto, o principal desafio superado foi a topologia de rede. Foram instalados 19 Racks por pavimento para distribuição horizontal, esses Racks não possuem ativo de rede, pois os mesmos ficam concentrados em três salas de onde parte um backbone de UTP espelhado com a rede horizontal. Devido aos pontos espelhados, passaram 1618 cabos – isso significa que, pensando já em expansão, foram 576 portas a mais.
Assim com o cuidado em cada processo, a Teleinfo garantiu a excelência no atendimento do HCor. Desde a instalação, a entidade hospitalar conta com a presença quase que diária de colaboradores especializados da Teleinfo para realizar updates na infraestrutura de rede, entre outras funções.