Entre os dias 8 e 10 de abril, acontece o 4º Congresso Mundial de Terapias Intervencionistas para o Tratamento do Diabetes Tipo 2 (WCITD), no Hilton Midtown, na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos. O evento tem como objetivo reunir os principais especialistas do mundo para discutir as descobertas mais recentes sobre as cirurgias metabólica e bariátrica e novas terapias para o tratamento da doença.
O coordenador do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Dr. Ricardo Cohen, é um dos membros do comitê científico e, junto com outros médicos e cientistas de renome internacional irá discutir novos procedimentos cirúrgicos e intervenções baseadas em dispositivos para obesidade e diabetes.
Doutor em Medicina (Clínica Cirúrgica) pela Universidade de São Paulo, Dr. Ricardo Cohen é coordenador do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e atua, principalmente, nos seguintes temas: diabetes mellitus tipo 2 e cirurgias bariátrica e metabólica. Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (2011-2012), o médico é presidente do capítulo latino americano e membro do comitê executivo da Federação Internacional de Cirurgia da Obesidade (IFSO), membro honorário da Sociedade Espanhola de Cirurgia da Obesidade e foi apontado pela Sociedade Americana de Cirurgia Metabólica e Bariátrica (American Society for Metabolic and Bariatric Surgery – ASMBS), como um dos 30 médicos mais influentes do mundo nesta área do conhecimento. Já publicou mais de 100 artigos e nove livros.