Hospital 9 de Julho inaugura Espaço Viva Seguro para reabilitar idosos nas atividades cotidianas após a alta

O Hospital 9 de Julho (H9J), de São Paulo (SP), acaba de inaugurar o Espaço Viva Seguro, ambiente que simula uma casa para reabilitar, por meio de exercícios de fisioterapia e vivências diárias, o paciente idoso a voltar ter a uma rotina mais segura e independente a partir da alta. Segundo o Dr. Marcelo Levites, coordenador do Centro de Longevidade do H9J, esse tipo de iniciativa é importante para evitar acidentes que podem levar a novas internações, gerando quadros mais graves.

Trata-se de uma casa dentro do hospital, ou seja, um espaço com quarto, sala, cozinha e banheiro para mostrar aos idosos internados, seus acompanhantes e cuidadores quais os requisitos para uma casa segura como, por exemplo, a altura que deve ter uma cama, a necessidade de barras de segurança no banheiro, iluminação adequada, armários baixos que evitam o uso de escadas ou bancos para atingir os objetos etc.

Além do espaço, a equipe de enfermagem e fisioterapia realiza treinamentos e ações educativas em busca de incentivar a autonomia. Ainda durante a internação, o paciente recebe cuidados diferenciados desta equipe multiprofissional de modo a fortalecer o corpo reduzindo o tempo de internação e buscando um melhor desfecho clínico. Recursos audiovisuais também são uma das ferramentas da equipe para facilitar ainda mais o entendimento das atividades.

“Estão mapeadas as principais ações do dia a dia como sentar, levantar da cama, sair da cama, ir para a cadeira, ir ao banheiro, tomar banho, cuidados com o fogão. Quando algum problema como dificuldades de locomoção, visão ou audição reduzidas estão presentes, o idoso tem maior tendência a acidentes”, afirma o Dr. Levites.

Pioneirismo

Os brasileiros estão envelhecendo. Segundo o IBGE, a previsão é de que 25% da população brasileira deverá ter mais de 65 anos em 2060. Nesse contexto, algumas medidas simples podem preservar a integridade idoso, como camas na altura adequada, barra no banheiro perto do vaso sanitário e chuveiro, armários baixos, ausência de tapetes, iluminação adequada, fios presos e cores para identificar tomadas. “Iniciativas como a do H9J podem fazer uma grande diferença na qualidade de vida da população nessa faixa etária”, reforça o médico.

Os dados do Boletim Epidemiológico Paulista, divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde, mostram que as quedas são a terceira maior razão de mortalidade por causas externas.

“O idoso quando cai pode ficar emocionalmente abalado, com depressão, medo de futuras quedas, ou até ter fraturas, cortes e complicações mais graves. Por isso, a importância de criar um projeto como esse”, afirma Dr. Levites. “Queremos deixar o idoso e sua família mais confiantes e seguros, promovendo melhor desfecho clínico”, salienta Levites.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.