Na última semana, ocorreu a oitava versão do curso para residentes de urologia do IRCAD (Instituto de Treinamento em Técnicas Minimamente Invasivas e Cirurgia Robótica). Realizado em Barretos, interior de São Paulo, o curso foi idealizado há 8 anos pelos professores e doutores Marcos Tobias Machado e Eliney Ferreira Faria, quando o Dr. Tobias foi o coordenador do departamento de laparoscopia da Sociedade Brasileira de Urologia.
Trata-se de um projeto Sociedade Brasileira de Urologia que permitiu oferecer um curso de alto nível a custo zero para os residentes de último ano de urologia. “É muito importante oferecer treinamento teórico prático em técnicas modernas de cirurgia, pois esse aprendizado favorecerá diretamente o médico e o paciente que receberá um tratamento de ponta”, explica Dr. Marcos Tobias.
Dentre as apresentações mais relevantes estavam as principais indicações de cirurgia laparoscópica e robótica em urologia. O corpo docente do curso, também de altíssimo nível, contou com professores com grande experiência e representares de diversas regiões do país. “Temos que ensinar os mais novos a manejar os instrumentos e prepará-los para serem os cirurgiões que farão a diferença no futuro”, finaliza Dr. Marcos Tobias.