Na próxima terça-feira (3), o Instituto COI vai inaugurar Banco de Perucas no Rio de Janeiro, em parceria com a ONG Cabelegria, que tem a atriz Giovanna Antonelli como madrinha do projeto. O objetivo é atender, por mês, a 60 mulheres em tratamento de câncer. “O engajamento social sempre esteve presente na minha vida. A ONG Cabelegria faz um trabalho muito especial, que é ajudar a devolver autoestima a pacientes com câncer. Neste ano passado criamos o Pink Power e juntamos forças. Eu estou feliz e honrada em ser a madrinha de um projeto que vai mexer de forma tão positiva na vida de tantas pessoas”, diz Giovanna.
O espaço, especialmente montado para atender às mulheres, fica dentro do Instituto, no MD X Barra Medical Center, na Barra da Tijuca. A paciente interessada deve fazer o cadastro e agendamento da visita através do site www.institutocoi.org. Após aprovação dos documentos e exames – que devem ser previamente enviados – cada uma poderá retirar a peruca.
O Banco de Perucas também contará com duas parcerias: Banco de Lenços Flavia Flores (que doará lenços) e com o Instituto Guiando Estrelas (que doará turbantes).
“Com a inauguração do Banco de Perucas, o Instituto COI dá um grande um passo no fortalecimento da sua relação com os pacientes. Será o principal projeto fora das áreas de pesquisa e educação e que será totalmente focado na autoestima e bem-estar de mulheres que precisam de toda força e apoio possíveis durante o processo de tratamento”, diz Eliane Barcellos, Coordenadora de Marketing do Instituto COI.
Instituto COI
Criado em 2008 com o objetivo de melhorar a vida das pessoas com câncer, desenvolvendo programas de pesquisa e educação no campo da oncologia, o Instituto COI tem como metas participar ativamente no processo de inovação e gerar conhecimento em saúde, para que o cuidado dos pacientes com câncer no Brasil e no mundo seja cada vez melhor e mais eficiente.
Atualmente, também desenvolve projetos focados na autoestima e bem-estar do paciente, criando ações e campanhas que sejam capazes de influenciar positivamente, não só no processo de tratamento, como na qualidade de vida de maneira geral. O Instituto COI conta com uma equipe especializada em pesquisa clínica e uma área de marketing que tem a função de fortalecer a marca da instituição e principalmente o relacionamento com pacientes, comunidades médicas e público geral.
Cabelegria
Criado em 2013, o Cabelegria doa uma média de 300 perucas por mês e não possui sede própria. No total, já foram arrecadadas mais de 100 mil doações de fios de cabelo, de todas as partes do mundo. De lá para cá, já foram realizadas milhares de entregas gratuitas para crianças e mulheres, além das inúmeras doações feitas para hospitais e casas de apoio, sejam elas pontuais ou nos Bancos de Perucas existentes. “Para o Cabelegria é muito importante essa parceria. Juntamente com o Instituto COI, vamos possibilitar aos pacientes do Rio de Janeiro um espaço aconchegante, no qual poderão experimentar quantas perucas quiserem e receber como doação a que mais gostar”, diz a Fundadora da ONG, Mariana Robrahn.