Projeto Hospital Dia vai ao Teatro completa dois anos e contribui com a socialização dos pacientes psiquiátricos

1489

O projeto HD vai ao Teatro, da Casa de Saúde Saint Roman, do Rio de Janeiro (RJ), assistiu no domingo (19) ao Musical “ÍCARO AND THE BLACK STARS”, no Teatro Carlos Gomes, Centro do Rio, a convite da ONG REDE ENTRETENIMENTO.

Um grupo formado por 115 pessoas, entre pacientes, funcionários e familiares, participaram de mais uma etapa desse projeto que visa a reinserção social e estreitamento  de vínculos, regados a muita música e alegria.

O objetivo é ajudar aos pacientes psiquiátricos e dependentes químicos a vivenciarem novas experiências, propiciando uma melhora da autonomia, socialização, além de reforçar os vínculos familiares de todos.

Desde abril do ano passado vem funcionando o Projeto “HD vai ao Teatro”, da Casa de Saúde Saint Roman, que tem na programação atividades externas, sempre nos finais de semana e feriados. As atividades incluem a participação de pacientes e familiares, além de funcionários e familiares.

A iniciativa do projeto é da psicóloga Sonária Martins, Coordenadora do Hospital Dia, que vem realizando um trabalho junto a instituições e ONGs das áreas de entretenimento, visando estabelecer uma parceria para inserir essas atividades na programação dos eventos externos do Programa HD.

“Através desses recursos, em parceria com empresas e ONGs, queremos estimular atividades culturais e de lazer que possam aproximar clientes e seus familiares na busca de momentos saudáveis e terapêuticos”, diz Sonária.

Segundo ela, essas atividades têm sido muito importantes para a recuperação dos Clientes em todo o processo de convívio social e familiar e reforça a indicação de que se pode melhorar a qualidade de vida de todos, através da arte.

Hospital Dia (Espaço Conviver)

O Hospital Dia atende Clientes  com quadros psiquiátricos e de dependência química, tendo o objetivo de minimizar o processo da evolução da doença, processos de perda social, afetivas e laborativas,  reforço à conscientização da doença e seus tratamento. Batizado de Espaço Conviver, o Hospital Dia da Casa de Saúde Saint Roman, funciona de segunda-feira a sexta-feira, de 9h as 17h, e conta com uma quadra poliesportiva, uma área destinada a jardinagem, espaços  de biblioteca,  sala de arte terapia e  artesanato, espaço para atividades corporal  de relaxamento e meditação, salas para atendimento em grupo terapêutico, espaço para atividades de educação física e o funcionamento da loja BRECHO`S, um projeto pioneiro criado, desenvolvido e em funcionamento, que é administrado pelos pacientes com o auxílio de psicólogo membro da Equipe Saint Roman.

Na programação de atendimentos são realizadas terapias diárias em oficinas especializadas, desenvolvendo um programa de atendimento voltado a prevenção e redução das internações, com melhora na reintegração social e qualidade de vida.

As atividades são realizadas na sede em Santa Teresa e também em locais externos, previamente programados com Clientes, familiares e sob a supervisão da Equipe Saint Roman (Ex: Caminhadas, passeios culturais, como cinema, teatro, exposições, etc, almoço e/ou lanche em locais diversos na cidade do Rio de Janeiro”.

Sua equipe multidisciplinar é formada por médicos, psicólogos, arte terapeuta, professor de Yoga, Professor de Educação Física, Profissional especializado em cantar terapia, enfermeiros, nutricionistas, cuidadores e membros dos setores de apoio do hospital.

Informações: www.saintroman.com.br

Deixe seu comentário