Em todo o mundo, a segurança do paciente está recebendo cada vez mais atenção, devido a importância da qualidade do atendimento, e sendo debatida por gestores, profissionais da área, além dos próprios pacientes e familiares.
Ao todo, seis metas internacionais de segurança, estabelecidas pela OMS e preconizadas pela Joint Commisssion International (JCI), são consideradas os principais atributos que atestam a qualidade de um atendimento.
As metas são: 1) Identificação Correta dos Pacientes; 2) Comunicação Efetiva; 3) Melhorar a Segurança dos Medicamentos de Alta Vigilância; 4) Cirurgia Segura; 5) Redução do risco de infecções associadas aos cuidados em saúde e 6) Prevenção de danos decorrentes de quedas.
A Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, presente em 23 cidades, totalizando 11 estados brasileiros, promove como principal debate, a partir dessa segunda quinzena do mês de setembro, atividades de conscientização sobre o tema.
As unidades gerenciadas pela instituição em todo o país irão realizar palestras, ações de integração, jogos, exposições, entre outras atividades. As ações também são alusivas ao 17 de setembro, data instituída pela OMS como o Dia Mundial da Segurança do Paciente, e demonstram a importância de um serviço assistencial eficiente.
“Trabalhar este tema, trazer verdadeiramente a cultura de segurança para dentro das instituições é o desafio mais difícil. É fundamental todos entenderem que precisam estar compromissados com a segurança do paciente. Não é uma responsabilidade só do médico ou do enfermeiro, ela vai do porteiro ao diretor do hospital. Todos devem estar preocupados e devem conhecer os riscos que a atividade envolve”, ressalta Fernando Paragó, diretor médico corporativo da Pró-Saúde.
Inserir o paciente e familiares na percepção de um ambiente hospitalar seguro, envolve desde uma correta identificação, limpeza do local, explicação clara e correta de um tratamento clínico aos usuários do serviço, bem como a atenção no atendimento e prevenção de acidentes.
Essa conscientização sobre o próprio atendimento favorece o empoderamento do paciente e contribui para um tratamento que pode ressaltar qualidades e serviços, reduzindo os erros e exigindo aplicações ainda mais corretas e ampliar, inclusive, os níveis de satisfação.
Além das atividades, cada uma das metas será alvo de ações específicas que tornem ainda mais acessível a compressão do assunto, sua importância no ambiente hospitalar e os benefícios de uma gestão consciente do seu papel no cuidado, atendimento de qualidade e, principalmente, segurança.