A equipe da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), gerido pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), em Goiânia (GO), ganhou na última quinta-feira (26), uma manhã de comemoração. A festividade celebrou a diminuição do índice de infecções hospitalares na unidade.
Por meio do projeto Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil, o HDT conseguiu zerar, em três meses, o índice de pneumonia associada à ventilação mecânica, e em um ano, o índice da infecção primaria de corrente sanguínea relacionada a cateter central, além de reduzir outras infecções.
A coordenadora do Serviço de Vigilância em Saúde do hospital, Thaís Yoshida, que organizou a festividade, destaca que a celebração foi realizada com intuito de comemorar os resultados importantes tanto para equipe da unidade quanto para os pacientes. “A atuação e o envolvimento verdadeiro da equipe multidisciplinar da UTI é o que faz a diferença para reduzir danos aos nossos pacientes e assim, salvar vidas”.
Na ocasião, o fundador e Superintendente Técnico-Científico do Instituto Sócrates Guanaes (ISG), Dr. André Guanaes, agradeceu o trabalho realizado pelos coordenadores médico e de enfermagem da UTI, Dr. Eros de Sousa e Patrícia Lisboa, pelo esforço da equipe. “É com grande orgulho que recebemos esses resultados de redução de infecções hospitalares. São resultados que acontecem graças ao trabalho em equipe, de um time coeso, empenhado e completo que o HDT possui hoje, e que reflete na assistência ao paciente”.
O projeto faz parte Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde, e tem como objetivo apoiar o SUS na promoção da melhoria das condições de saúde da população brasileira.