O decreto da Prefeitura Municipal de São Paulo determinando a retomada e ampliação do rodízio de veículos na cidade levou o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) a oficiar a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes. O objetivo é agilizar o cadastramento dos médicos junto ao Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV), salvaguardando o deslocamento desses profissionais, sem que haja restrições de qualquer ordem.
No ofício, o Cremesp propôs a adoção de ações emergenciais, entre elas, a regularização, sem a necessidade de apresentar novamente os documentos, do cadastro dos médicos que tenham autorizações vencidas e que não foram renovadas em função da não disponibilização deste serviço pelo DSV durante a quarentena.
Veja como está a situação dos médicos agora:
· Médicos que já possuem registro para isenção de rodízio junto ao Cremesp válida: segundo a prefeitura, estão automaticamente isentos do rodízio;
· Médicos cujo registro venceu durante a quarentena: precisam, por ora, seguir as orientações da prefeitura e enviar e-mail para o endereço eletrônico indicado: isencao.covid-19@prefeitura.sp.gov.br. No ofício enviado, o Cremesp está cobrando prorrogação automática, para evitar transtorno a esses médicos.
· Médicos que não possuem registro de isenção de rodízio (moradores de outras cidades, novos médicos, entre outros): devem enviar e-mail para o endereço isencao.covid-19@prefeitura.sp.gov.br.
O Cremesp também está cobrando da prefeitura medidas para amenizar o transtorno a esses profissionais.