O momento do parto é um dos mais importantes na vida de uma mulher. O nascimento de uma nova vida é também a redefinição de uma nova pessoa, pela maternidade. A nova vida chega desbravando um mundo totalmente desconhecido.
E a nova pessoa é redefinida no momento daquela chegada: a mulher vira mãe, disposta a cuidar de sua nova vida, o bebê. E, com o intuito de fazer com que esse momento seja único, a equipe multiprofissional do Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL), de Goiânia (GO), tem presenteado as mães, no momento do parto, com uma lembrança personalizada: uma arte com figuras coloridas e letras desenhadas à mão, onde cada composição é uma bela ilustração.
O lettering, como é conhecido, é criado com uma atenção especial aos detalhes e tem um papel exclusivo em sua composição. Implementada desde o mês de março pelas preceptoras Raiane dos Santos e Juliana Liegio, além das residentes em Enfermagem Obstétrica Stéphanie Marques, Aline Coelho e Laryssa Rezende, a arte é feita com nome, tamanho peso e horário do nascimento do bebê, além do nome dos pais, das profissionais que acompanharam a mãe, letras de música e um pequeno relato de como foi o momento do parto.
“A ideia foi sugerida pela Stéphanie Marques, após ver a iniciativa em algumas mídias sociais publicada por outras enfermeiras obstétricas e doulas de outras unidades de saúde. Aderimos aqui na Maternidade como uma forma de humanização da assistência prestada, registrando um momento muito especial para favorecer ainda mais o vínculo entre mãe e bebê”, explicou Raiane. Além da arte do lettering, a mãe recebe uma pequena foto instantânea, tirada antes da alta, com a equipe que a acompanhou como lembrança.
A singela homenagem arranca suspiros das mamães que passam pelo HEMNSL. As profissionais se orgulham por cada mensagem de agradecimento postada e enviada a elas. “O cartaz detalha um dos melhores dias da minha vida feito com todo amor pela querida enfermeira Stéphanie, um anjo em todos os momentos. Agradeço não só a ela, mas também a todos os profissionais maravilhosos e carinhosos. Deus escolheu cada um de vocês para cuidar da gente”, declarou Sara Guimarães, mãe da Aurora, nascida no último dia 3 de julho.
“Para nós, é extremamente gratificante ver essas homenagens, pois vemos que nossos profissionais estão empenhados a cada dia que passa em promover o trabalho deles de maneira mais acolhedora possível. E isso resulta não só num ambiente saudável, como também numa assistência de qualidade para nossos pacientes”, destacou a diretora operacional da unidade, Ana Caribé.