O atual momento traz novas necessidades e sentimentos intensos. A área da saúde foi e está sendo solicitada no limite de capacidades, exigindo e trazendo à tona o que há de melhor, mas também expondo fraquezas. Neste ambiente, a Escola Paulista de Medicina identificou a necessidade de um evento que, ao mesmo tempo, discutisse caminhos e alternativas para o enfrentamento da pandemia, mas que também preparasse os profissionais da área para a nova sociedade que emergirá pós-pandemia.
Serão mais de de 100 temas das mais diversas áreas da saúde distribuídos em 120 horas de conteúdo online. Confira abaixo o nome de alguns convidados e os assuntos que serão abordados:
Abrindo o evento, em 12 de agosto, Conferência Magna com Andre Kalil, médico e pesquisador que atua no Global Center for Health Security at the University of Nebraska Medical Center, em Omaha, Estados Unidos (Tratamento da Covid-19), e a médica e presidente do Cremesp, Irene Abramovich (Ética e responsabilidade civil em tempos de Covid-19). Fechando este primeiro dia do evento, Conferência Magna com o ex-ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, com o tópico “Estratégia do SUS para enfrentar a pandemia”.
No dia 13 de agosto, a Conferência Magna será da médica e diretora da divisão de prevenção de infecções na área de saúde do Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) em Atlanta, Estados Unidos, Denise Cardo (Análise crítica da progressão da pandemia no mundo e das estratégias para sua contenção) e José Luiz Gomes do Amaral, presidente da Associação Paulista de Medicina (Associativismo em Tempos de Covid-19).
Já no dia 14, a Conferência Magna será com o médico gerontólogo e epidemiologista, fundador e presidente do Centro Internacional da Longevidade Brasil, Alexandre Kalache (Longevidade em meio a Pandemia). No sábado (15) será a vez do Chefe do Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Escola Paulista de Medicina (EPM), Jair Maria, apresentar a Conferência Magna cujo tema é “A saúde mental na pós-pandemia”.
No domingo (16), fechando o congresso, a Conferência Magna será da médica e coordenadora do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais da Universidade Federal de São Paulo (CRIE) Unifesp, Lily Yin Weckx, responsável pela testagem em São Paulo da vacina contra a Covid-19 criada em Oxford, no Reino Unido, e que será tema da apresentação. Já o diretor da Agência de Inovação Tecnológica e Social (AGITS) da Unifesp e diretor científico da Fapesp, Luis Eugênio Mello, e o diretor-presidente da Embrapii, Jorge Guimarães, comandarão o tema Empreendedorismo em tempos de Covid-19: o papel das agências de fomento.
Vale enfatizar que a FapUnifesp (Fundação de Apoio à Unifesp) é a responsável por toda interveniência financeira e gestão dos recursos e custos do congresso.
Para conferir todo o programa científico do congresso: wp-webhall.azurewebsites.net//wp-content/uploads/2020/07/WebHall_EPM_-_Em_Tempos_de_Covid-19_-_Programa_Cientifico.pdf
Inscrições: webhallepm.com.br/home