A empresa brasileira Csanmek, especializada em sistemas e soluções para o mercado de saúde, fornece equipamentos de telemedicina para as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município de São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, que atendem, entre outros, pacientes com a Covid-19. A entrega dos sistemas aconteceu no dia 30 de junho e contou com a presença do prefeito José Auricchio Júnior e dos representantes da empresa detentora da tecnologia.
O console de consulta e atendimento remoto da Csanmek, utilizado em dezenas de hospitais particulares no Brasil, possui um software de inteligência artificial que faz diagnóstico preliminar e identifica lesões típicas do novo coronavírus a partir da leitura e análise de imagens de tomografia. A ferramenta também possui integração com equipamentos de ultrassonografia e ressonância magnética.
O uso dos equipamentos nas UBS’s é fruto de uma parceria entre Universidade São Caetano do Sul (USCS) e a Prefeitura de São Caetano Sul. Trata-se do projeto de “Educação Permanente da Equipes de Saúde da Família por Meio de Telemedicina”, que prevê a integração das unidades de saúde com os núcleos de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Medicina da USCS e a implantação de uma Rede de Telemedicina voltada a Educação Permanente das Equipes de Saúde do Município.
A intenção da Csanmek com os equipamentos é proteger a equipe médica que está na linha de frente no combate à Covid-19 e, ao mesmo tempo, melhorar o atendimento dos casos da doença por meio da tecnologia, além de levar experiência médica de qualidade para as instituições que ainda carecem de equipamentos mais modernos.
No término da pandemia da Covid-19, os equipamentos de telemedicina ficarão à disposição da prefeitura de São Caetano do Sul, para que sejam distribuídos nas UBS’s e em hospitais mais distantes do centro urbano, justamente para atender toda a população no sistema de teleconsultoria e, assim, colaborar com a redução da fila de espera de pacientes em atendimentos nas áreas cardiológicas, dermatológicas e demais especialidades.
“Além dos hospitais de São Caetano do Sul, também entregamos os equipamentos para outras instituições da Grande São Paulo”, informa Claudio Santana, fundador da Csanmek. “O nosso sistema também tem sido usado, em alguns casos, para conectar pacientes e familiares para conversas particulares”, acrescenta.
O console desenvolvido pela empresa conta também com tecnologia para diversos diagnósticos, como ultrassom, dermatoscópio, estetoscópio digital, radiologia e eletrocardiograma. O sistema funciona de maneira online e conecta hospitais, médicos, profissionais de saúde e faculdade de medicina. A ferramenta permite ainda o envio em tempo real de prontuários e exames clínicos para análise de especialistas em qualquer região do país.