Projeto de inovação aumenta atendimentos médicos em Cachoeiras de Macacu, com redução de gastos

Um projeto realizado em Cachoeiras de Macacu, na região metropolitana do Rio de Janeiro (RJ), está mudando a cara do atendimento médico na cidade, promovendo um aumento de mais de 81% no número de consultas realizadas pela população nos primeiros seis meses de atuação, garantindo uma redução significativa de custos à prefeitura.

Desenvolvida pela Even Education em parceria com a administração pública local, a iniciativa consiste em um curso de qualificação médica voltado à Urgência e Emergência e a medicina familiar e comunitária, conhecido como Inova Cachoeiras de Macacu. Médicos formados foram selecionados por meio de Edital para atuar no programa, garantindo atendimento de qualidade aos habitantes da cidade nas unidades de saúde e, em troca, recebem bolsas de ensino e cumprem carga horária prática presencial e teórica com direito a certificado de Qualificação, emitido pelo Município, de acordo com Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), instituída no ano de 2004, que representa um marco para a formação e trabalho em saúde no país.

A proposta do curso é promover a qualificação e o aperfeiçoamento de profissionais médicos por meio da metodologia ensino-serviço-comunidade, sempre adequado às necessidades do município. Para o enfrentamento à Covid 19, por exemplo, a Coordenação Acadêmica direcionou as atividades curriculares do módulo trimestral para atender a demanda gerada pela pandemia no município. Este módulo conta com publicações científicas, Normas e protocolos do Ministério da Saúde, videoaulas e Webinares abordando os seguintes temas: saúde mental em tempos de pandemia, atendimento pediátrico, manuseio medicamentoso precoce na Covid 19, quadro clínico e triagem, prevenção e controle nos serviços de saúde pública, infecção em pacientes gestantes e diagnóstico.

O acesso ao conteúdo do curso foi expandido para mais 180 profissionais autorizados pela secretaria de saúde local, uniformizando a informação, selecionando e disponibilizando apenas os artigos de origem certificada e ampliando o conhecimento sobre o comportamento biológico do vírus.

Na cidade, o projeto foi responsável por reduzir a um terço o valor gasto referente a cada paciente atendido no sistema público da cidade, gerando na comparação com o cenário pré-projeto, uma economia de R$ 500.000,00 por mês. No período, houve também uma redução média de 45% na dispensação medicamentosa e de 81,5% nos encaminhamentos de casos para a média e alta complexidade. “Isso é resultado direto de uma melhor formação dos médicos”, afirma Mauro Soares, Prefeito de Cachoeiras de Macacu.

Expansão a outros municípios

Os diretores da Even desejam levar a experiência de sucesso em Cachoeiras de Macacu a outras cidades do país. “É fundamental que aquilo que observamos aqui na região metropolitana do Rio possa ser testemunhado pela população de outros municípios, pois representa melhora na qualidade do atendimento e uma enorme economia aos cofres públicos”, diz Alcir Nantes Abuchaim, presidente da Even Education e um dos idealizadores do projeto.

Baseada no Novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação (Lei nº 13.243/2016), a iniciativa da Even Education pode ser levada com facilidade a outras partes do país. “A decisão cabe aos gestores públicos, mas não é mais possível ignorar a economia de recursos que o programa gera, sempre com qualidade e transparência nos atos”, diz.

A ideia do empresário é a oferta de eventos mais complexos para o ensino dos profissionais inscritos no programa, algo que seria mais viável com uma expansão nas atividades. “Temos uma parceria com o Miami Anatomical Research Center que permitiria a transmissão de aulas de anatomia, feitas para aprimorar ainda mais o ensino desta especialidade médica”, conta.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.