Linha de swabs fabricados no Brasil evita desabastecimento

CONJUNTO PARA COLETA

Praticamente todo o mercado nacional dos swabs que são utilizados para coleta de material biológico é abastecido por produtos importados. Para mudar essa realidade, ainda mais com a falta desse produto no Brasil, a Kolplast investiu no desenvolvimento e na produção local de um swab ideal para testes de RT-PCR para detecção de Covid-19.

Atualmente, o produto é comercializado individualmente ou em conjunto com tubo laboratorial e solução salina, formando um kit para coleta. “Todo o projeto foi concebido e desenvolvido em menos de 45 dias, em uma verdadeira operação de guerra, que envolveu todas as áreas da empresa e o apoio de muitos fornecedores”, explica o diretor de operações, Andre Fittipaldi.

O Swab Kolplast é produzido através de uma tecnologia em que a cabeça do swab é revestida com microcerdas de nylon, o que proporciona eficiência na coleta e melhor eluição do material coletado.

Diferente dos swabs normalmente disponíveis no mercado, o modelo para coleta nasal possui haste flexível e diâmetro adequados para acessar a região da nasofaringe, minimizando o desconforto do paciente.

Outro diferencial é que tanto o modelo nasal quanto o oral possuem pontos de quebra, para que a cabeça do swab possa ser mais facilmente dispensada dentro do tubo com meio de preservação para transporte até o laboratório.

Kits

Além dos swabs, a Kolplast tem uma extensa linha de kits descartáveis para procedimentos hospitalares, que são ferramentas muito importantes no combate à contaminação entre pacientes e profissionais dentro do hospital. Dentre esses kits, se destacam os modelos para curativo, sondagem vesical e esponja para banho no leito.

KIT CURATIVO DE RESINA

“O conjunto para coleta, com suas diferentes composições, bem como os demais kits, oferecem praticidade e redução de custo ao hospital. Eles facilitam desde a compra dos insumos, o controle de estoque, a dispensação para as enfermarias ou pontos de coleta e, principalmente, a padronização dos procedimentos, proporcionando segurança para os usuários”, ressalta Fittipaldi.

A mais recente novidade na área de kits foi o lançamento no ano passado de conjuntos com instrumentais fabricados com resina de engenharia, o que trouxe um custo-benefício imbatível para os produtos. Vale lembrar que todos os itens fabricados pela Kolplast são devidamente registrados na Anvisa.

Pandemia

Devido à pandemia, Fittipaldi conta que a demanda para boa parte dos produtos fabricados pela empresa foi muito impactada, assim como aconteceu com os setores que trabalham com procedimentos eletivos. “No entanto, os itens relacionados à Covid-19 supriram essa queda e estão permitindo à Kolplast superar esse momento difícil para nossa economia”, expõe.

Desde os primeiros sinais do risco do novo Coronavírus, em março, a companhia vem realizando ações internas a fim de proteger seus funcionários, ao mesmo tempo em que manteve a operação funcionando para não desabastecer os clientes.

“Muitos colaboradores da área administrativa e comercial estão em home office e, para os que seguem trabalhando internamente, investimos em EPIs e medidas de distanciamento e segurança. Além disso, temos um contato próximo com nossos principais fornecedores para avaliar riscos de ruptura e, principalmente, trabalhamos duro todos os dias para superar esse momento desafiador”, revela o diretor de operações.

Além do cuidado com a saúde e a manutenção do emprego de seus colaboradores, a Kolplast doou milhares de produtos, como aventais, swabs, conjuntos para coleta e kits descartáveis para auxiliar no combate à Covid-19.

Sobre as perspectivas de negócios para o próximo ano, Fittipaldi reconhece que o cenário é de muita incerteza. “Mas acreditamos que o mercado de saúde deve retomar seu patamar até o primeiro semestre de 2021.”

A empresa

Companhia 100% brasileira com 32 anos de atuação focada em encontrar soluções e produtos inovadores para clientes e parceiros, a Kolplast está instalada em uma fábrica na cidade de Itupeva, interior de São Paulo. “Nossa dedicação é principalmente com a satisfação de nossos clientes”, salienta o diretor de operações.

A Kolplast tem uma loja virtual focada em atender primordialmente médicos e clínicas. Esse canal de vendas registrou um aumento significativo na demanda desde o início da pandemia. “Entendemos que cada vez mais pessoas, independentemente da geração, estão aderindo ao e-commerce, tanto para compras pessoais quanto profissionais”, observa, convidando todos a conhecerem mais essa facilidade.

www.kolplast.com.br

(11) 4961-0900

Matéria originalmente publicada na Revista Hospitais Brasil edição 103, de junho/julho/agosto de 2020. Para vê-la no original, acesse: portalhospitaisbrasil.com.br/edicao-103-revista-hospitais-brasil

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.