O HRF – Hospital Regional de Formosa (GO), administrado pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), é considerado referência no atendimento e no tratamento do novo coronavírus na região. A preocupação da diretoria em respeitar todos os protocolos de segurança, no que diz respeito ao enfrentamento da doença, tem por objetivo a preservação e manutenção da vida humana.
O hospital isolou uma ala para receber pessoas com sintomas de síndrome respiratória aguda grave, causada pela Covid-19. “O mais importante é, de fato, seguir as recomendações e as orientações. O isolamento é primordial, mas as pessoas precisam se preocupar com o outro também”, pondera Felipe Uchôa, diretor técnico do HRF.
Atendimento
O paciente que chega ao hospital com os sintomas característicos de Covid-19 (febre, tosse seca, cansaço) é submetido a todos os procedimentos obrigatórios de triagem: medição de pressão arterial, saturação e temperatura corporal. Em seguida, é encaminhado para uma consulta com o especialista, com o cuidado de ter todo o histórico de saúde do paciente. Em caso suspeito, o médico solicita um exame para detecção do vírus.
De acordo com a diretora do HRF, Vânia Gomes Fernandes, existem dois tipos de diagnóstico, a depender da gravidade do paciente: o teste rápido e a coleta de secreções que detecta RNA viral. O resultado do teste rápido, feito com uma gota de sangue, sai em 20 minutos. Já o que detecta a presença do vírus na célula é enviado a um laboratório para fazer a confirmação.
Serviço de Teletriagem
A preocupação com o bem estar e a saúde de quem está à frente das ações de combate ao Covid-19, tem sido motivo de atenção e planejamento estratégico contínuo. O HRF desenvolveu o projeto “A gente se importa” e disponibilizou em seu site um serviço de triagem virtual que possibilita ao paciente saber qual o seu grau de risco em tempo real.
Acessando hospital-formosa.org.br a pessoa preenche o cadastro com seus dados pessoais e responde a algumas perguntas. O sistema se encarrega de entregar o resultado online e, caso necessário, posteriormente, uma equipe de enfermeiras agendará por telefone uma visita domiciliar.
Esse serviço intuitivo de teletriagem, além de facilitar o acesso do paciente ao primeiro atendimento, também pretende usar de toda a tecnologia necessária para minimizar os impactos do novo coronavírus na vida e na saúde dos profissionais da saúde. Pensando nisso, o projeto disponibiliza dois carros exclusivos com equipes de enfermagem munidas de oxímetros, medidores de pressão e temperatura para atender a população da cidade, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.