A BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, uma das principais instituições de saúde do País, acaba de ser indicada uma das três marcas hospitalares com as quais a população de São Paulo tem mais envolvimento. É o que mostra o ranking Estadão Empresas Mais, levantamento publicado pelo jornal O Estado de S.Paulo em parceria com a empresa TrioanoBranding.
O estudo, que tem cobertura nacional e está na 6ª edição, mostra quais as marcas preferidas em 31 categorias e foi fruto de pesquisa realizada com 11.782 pessoas de todo o território nacional. Responderam a pesquisa brasileiros de todas as faixas etárias e classes sociais A, B e C do Critério Brasil. No conjunto, a amostra se aproxima do perfil da população com acesso à internet .
A metodologia da TroianoBranding leva em consideração nove indicadores em cada uma das categorias. De acordo com as respostas que o entrevistado fornece, ele é colocado num dos cinco níveis de envolvimento com aquela marca. A combinação matemática desses cinco níveis resulta na posição da marca no ranking da categoria.
“Somos uma instituição com 160 anos de existência, um verdadeiro patrimônio da cidade de São Paulo. Há alguns anos detectamos algumas fragilidades na forma como éramos percebidos pelos nossos clientes e iniciamos um profundo trabalho de reposicionamento de marca. No fim de 2016 tornamos pública nossa nova identidade e de lá pra cá temos trabalhado de forma consistente para mudar a forma como nos relacionamos com nossos stakeholders. Já tínhamos percebido um avanço muito grande nesse sentido, mas um reconhecimento desse é sempre um excelente marco na história de qualquer organização”, afirma Maria Alice Rocha, diretora-executiva de Pessoas e Experiência do Cliente da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.
O ranking Estadão Marcas Mais é mais abrangente que estudos comuns de top of mind, que geralmente são muito influenciados pelos investimentos em comunicação feitos pelas marcas. A metodologia utilizada nesse levantamento leva em consideração a percepção dos consumidores em relação às empresas avaliadas, uma maneira muito mais complexa e profunda de entender a relação das empresas com os consumidores.