O Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), abriu as inscrições para três novas capacitações do projeto Qualificação dos Comitês de Ética em Pesquisa, que compõem o Sistema CEP/Conep, desenvolvido por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS). Os módulos disponíveis são: Submissão e Apreciação de Protocolos de Pesquisa, Documentos Obrigatórios em Protocolos de Pesquisa e Consentimento Livre e Esclarecido. O curso é online, gratuito e tem como foco melhorar o trabalho administrativo e a celeridade das análises éticas — necessárias à proteção dos participantes desses estudos.
A líder do projeto, Regina Kuhmmer Notti, destaca que a pandemia de Covid-19 aumentou a produção científica e acadêmica com o objetivo de entender e combater a doença. “O momento exige dos pesquisadores dedicação em tempo integral e agilidade nos estudos sobre o vírus, as vacinas e os tratamentos eficazes. Temos um grande volume de pesquisas em tão pouco tempo, que demandam atenção especial dos Comitês de Ética em Pesquisa (CEPs). A capacitação ganhou um status ainda mais importante”, explica.
Cada módulo tem carga horária de 2 horas, e os participantes recebem certificado. As inscrições podem ser realizadas pela plataforma de cursos EAD do Hospital Moinhos de Vento. O curso foi idealizado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) em conjunto com a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde e é desenvolvido pelo Hospital Moinhos de Vento em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do PROADI-SUS.
CEPs
Para garantir que toda pesquisa brasileira que envolve seres humanos respeite a integridade e a dignidade dessas pessoas, existem os CEPs. São as autoridades locais e a porta de entrada para projetos de pesquisa nesses moldes. As normas e as diretrizes regulamentadoras foram implementadas e são supervisionadas pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. No momento, existem mais de de 800 CEPs ligados a instituições de pesquisa no Brasil.