Hospital de Câncer Araújo Jorge adota equipamento de radioterapia que diminui tempo de tratamento

O Hospital de Câncer Araújo Jorge (HAJ), referência no tratamento do câncer no Centro-Oeste, localizado em Goiânia (GO), adquiriu o acelerador linear Elekta Infinity™, dispositivo da Elekta que vai aumentar a capacidade de sua radioterapia. A aquisição, ocorrida no mês passado, permitirá que o HAJ ofereça tratamento avançado a pacientes com câncer, utilizando tecnologia de ponta, como radioterapia guiada por imagem (IGRT), radiocirurgia estereotáxica (SRS) e radioterapia corporal estereotáxica (SBRT) ou terapia de radiação hipofracionada. O hipofracionamento oferece maior precisão e exatidão da dosagem de radiação, permitindo um direcionamento mais eficaz de tumores, melhorando a capacidade de poupar tecidos e órgãos saudáveis, que podem estar em risco.

“O equipamento permite a aplicação de doses mais precisas de radiação na área do tumor, salvando as estruturas normais ao seu redor. Além disso, o uso de altas doses de radiação pode reduzir o tempo e o número de frações do tratamento, oferecendo mais conforto ao paciente e aumentando suas chances de cura ”, afirma o rádio-oncologista Jean Teixeira Paiva, chefe do Setor de Radioterapia (SRT) do HAJ.

Na prática, a redução da duração da sessão e a consequente diminuição do tempo de tratamento como um todo são grandes diferenciais para os pacientes com câncer. Segundo a Elekta, o tratamento convencional do câncer de próstata, por exemplo, dura, em média, 40 sessões ou frações de radioterapia, número que poderia ser reduzido em até 50% a 20 frações com Elekta Infinity. No câncer de mama, a redução pode ser de 28 para 15 frações. E, no câncer de pulmão, de 34 para apenas cinco.

Segundo Paiva, o tempo da sessão também pode diminuir, de 10 minutos para apenas cinco minutos – o que, em geral, aumentará a capacidade de atendimento do HAJ, já que o equipamento é capaz de atender mais pacientes do que os métodos convencionais.
“Com pouco mais de 10 anos no mercado brasileiro, a Elekta conquistou o respeito dos principais hospitais”, afirma Deborah Telesio, vice-presidente da Elekta na América do Sul. “É muito gratificante explorar com o HAJ as sofisticadas técnicas de radioterapia usando novas soluções”, finaliza.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.