Pela primeira vez após 64 anos de congressos presenciais, devido à Covid-19, o Congresso Brasileiro de Oftalmologia (CBO) foi realizado virtualmente e teve sucesso absoluto.
Soluções tecnológicas na área da saúde ocular, novos tratamentos e pesquisas foram alguns dos temas tratados na primeira edição 100% online do Congresso Brasileiro de Oftalmologia (CBO) – o mais tradicional evento de oftalmologia do Brasil – realizado entre os dias 4 e 7 de setembro. O encontro foi considerado o maior do mundo em programação didática no campo da medicina em 2020.
“Além de ser uma importante oportunidade de atualização para profissionais da área da saúde, o evento estimulou a difusão do conhecimento de maneira interativa e prática”, disse o médico oftalmologista Marcelo Mendonça, especialista em catarata e glaucoma pela Unifesp Harvard University e presidente da Clínica Glaukos, em São José do Rio Preto (SP). Mendonça palestrou e discutiu sobre novos métodos de avaliação de progressão do glaucoma e juntou à professores convidados dos Estados Unidos e médicos renomados do país, que também palestraram no congresso.
Com mais de 6 mil inscrições, um recorde de audiência, o Congresso Brasileiro de Oftalmologia teve a participação de oftalmologistas do Brasil e também da América Latina.
“Apesar do grande desafio de se realizar um evento desta magnitude pela primeira vez de forma totalmente virtual, a troca de conteúdo científico e as discussões foram equivalentes ao que se consegue em um congresso presencial. E, isso pode mudar os formatos desses eventos mesmo depois da pandemia”, afirma Dr. Marcelo Mendonça.