Oficina “Nutrindo o Corpo, Sarando a Mente” consolida conhecimentos adquiridos pelos pacientes

Desde o mês de julho, o Hospital Dia, da Casa de Saúde Saint Roman, no Rio de Janeiro (RJ), vem oferecendo aos pacientes do setor conteúdos sobre alimentação saudável na Oficina “NUTRINDO O CORPO, SARANDO A MENTE”. Eles participam de atividades de educação nutricional realizadas com as nutricionistas Juciléia Cabrale Dione Lima, estagiários de nutrição, além de contar com a colaboração da arteterapeuta Regina Mascarenhas.

Durante este período os conceitos de grupos alimentares, escolhas saudáveis, alimentação equilibrada e pirâmide alimentar foram apresentados na prática e na teoria. Mas será que esses conteúdos foram fixados? Quanto dessas informações foram absorvidos pelos pacientes?

Com finalidade de avaliar os resultados das atividades de educação nutricional, a nutricionista Jucileia Cabral em conjunto com a arteterapeuta Regina Mascarenhas elaboraram uma atividade lúdica com os pacientes, para que eles tivessem a oportunidade de utilizar, na prática, os conceitos teóricos aplicados na Oficina. Desta forma, através de uma atividade ao ar livre, onde uma mesa repleta de alimentos saudáveis e não saudáveis foi colocada no ambiente, o desafio era montar um lanche saudável para o colega, aplicando os conhecimentos que foram adquiridos durante as atividades realizadas neste período.

“Assim, trabalhamos a ansiedade para que cada um aguardasse a sua vez, estimulamos a socialização entre eles e testamos os conhecimentos sobre as escolhas alimentares, baseado no que aprenderam na Oficina.  Essa atividade foi muito prazerosa, tanto para os pacientes quanto para a equipe, pois foi possível verificar que eles estão absorvendo os conteúdos aplicados. Então, esperamos os reflexos disso na mudança de hábitos ao longo dos dias”, ressalta a nutricionista Jucileia Cabral.

“O HOSPITAL DIA da CSSR funciona de segunda a sexta feira, das 9h às 17h, com programação de atendimentos voltados para a PSIQUIATRIA E DEPENDÊNCIA QUÍMICA, obedecendo os protocolos de segurança recomendados pelo Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS)”, ressalta a Diretora Operacional e Coordenadora do setor de Hospital Dia, Sonaria Martins.

Informações: www.saintroman.com.br

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.