UTI Infantil do Hospital Dr. Miguel Soeiro destaca-se por qualidades técnicas e valores humanos

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Infantil do Hospital Dr. Miguel Soeiro (HMS), em Sorocaba (SP), é formada pelas unidades Neonatal, Pediátrica e duas de Cuidados Intermediários. Ao todo, sua capacidade é de 25 leitos e a equipe abrange médicos plantonistas (24 horas por dia), enfermeiras, técnicos em enfermagem, além dos serviços de psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, farmácia e serviço social.

Sob a coordenação médica da pediatra e intensivista Elaine Garcia Moreno, a UTI Infantil tem seus esforços contínuos voltados à excelência de qualidade na prestação dos cuidados aos pacientes. Para isso, a Unimed Sorocaba investe permanentemente na capacitação dos profissionais e em tecnologia hospitalar específica à área intensivista. Isso tudo sem descuidar de dois fatores que sustentam um dos pilares essenciais para a manutenção do equilíbrio emocional dos familiares e da recuperação dos pacientes: a humanização e amparo psicológico.

Segundo a doutora Elaine, é fundamental criar condições para que os pais permaneçam juntos à criança. Isso assegura o suporte emocional necessário à sua plena recuperação, reduzindo os traumas comuns que são decorrentes da internação infantil em uma unidade intensiva ou semi-intensiva.

Nesse ponto, destacam-se alguns cuidados que são dispensados aos familiares desde o momento da internação. “Desde o início da hospitalização do paciente aqui, no HMS, a família começa a participar de treinamentos que visam prepará-la para cuidar da criança após a alta hospitalar, ou seja, como devem cuidar do bebê em sua residência”, explica a doutora Elaine.

Quando se trata de prematuros, a inserção dos familiares é essencial. Nesse sentido, e já há anos, a equipe da UTI Neonatal do HMS incorporou o método Bebê Canguru – em que tanto os pais quanto as mães carregam seus filhos em contato direto com o corpo. O método surgiu na Colômbia, em 1979, e também é conhecido como “Cuidado Mãe Canguru” ou “Contato Pele a Pele”. Ele se tornou, desde então, um incremento ao cuidado neonatal convencional para recém-nascidos de baixo peso.

Outra inovação da UTI Infantil do HMS, surgida em 2017, é a festa do Mesversário, para os bebês prematuros. Realizada todos os meses, ela foi criada pensando muito mais nos pais, que precisam se sentir verdadeiramente acolhidos, do que nas crianças internadas. E é assim que a equipe multiprofissional do setor se une, de forma voluntária, para celebrar, com muita alegria, os ciclos mensais da internação (dos prematuros) e proporcionar um revigoramento emocional – e até físico – aos pais destes bebês internados. Afinal, e em muitas das vezes, os adultos passam meses convivendo num ambiente altamente estressante e tenso, como é o de qualquer UTI, presenciando cenas que são, algumas vezes, difíceis e dolorosas.

E no Novembro Roxo, mês internacional da prematuridade, a UTI Infantil do HMS realiza um evento científico com uma programação bastante densa, além de relatos de mães que passaram por essa situação. “Muitas delas chegam aos nossos encontros anuais acompanhadas pelos seus filhos, que estiveram internados conosco. Isso gera uma carga de confiança muito grande e importante às mães que vivenciam essa situação naquele momento”, pontua a doutora Elaine.

E toda essa preocupação da equipe da UTI Infantil do HMS – com os aspectos emocionais, psicológicos e humanos do paciente e dos seus familiares – não foi colocada de lado nem mesmo durante a pandemia. Isso graças às facilidades que a tecnologia da informação oferece. A doutora Elaine cita a situação de um parto de gemelares, quando um dos bebês precisou ficar internado. Porém, como a família residia em uma cidade distante (a cerca de 200 km de Sorocaba), a solução encontrada para que a mãe pudesse acompanhar permanentemente seus dois filhos recém-nascidos foi a realização de visitas teleguiadas ao que ficou internado. “Foi uma situação emocionante. Isso mostrou como a tecnologia, unida à criatividade e ao foco permanente da nossa equipe em nunca deixar de lado a atenção em cuidar plenamente dos pacientes e das suas famílias, trouxe uma solução eficaz naquele momento”, enaltece a coordenadora da unidade intensivista.

Associação Comercial de Sorocaba homenageia profissionais da Unimed

Neste 22 de setembro, o presidente da Associação Comercial de Sorocaba (Acso), Sérgio Reze; a diretora da entidade e coordenadora do Conselho da Mulher, Leila Rovella; e alguns assessores estiveram no Hospital Dr. Miguel Soeiro (HMS) para homenagear cooperados e colaboradores pelo trabalho que vem sendo desenvolvido durante a pandemia.

Eles foram recepcionados pelas doutoras Maria Cristina Cuter Rodel e Priscila Carla Rodrigues Garber (diretoras Clínica e Técnica, respectivamente) e pelo doutor Mário Sergio Moreno (coordenador médico da UTI Adulto), que receberam um diploma, no qual são denominados como “Mensageiros da Paz”, e uma réplica em miniatura do Marco da Paz. Este monumento está instalado no Parque Carlos Alberto de Souza, no Campolim, e tem o objetivo de propagar a cultura da paz e da esperança (leia mais no final deste texto). Evandro Lima, gerente de enfermagem, e Rodrigo Dantas da Silva, técnico de enfermagem, também foram homenageados da mesma forma.

Segundo a Acso, a associação decidiu homenagear os profissionais da saúde que estão na linha de frente no combate à Covid-19 em algumas instituições e entidades da cidade, dentre as quais está o HMS. De acordo com Sérgio Reze, eles merecem esse gesto. “Palavras não são suficientes para agradecer. O que seria de nós se não fossem eles, que, com tanto carinho e zelo, fizeram e fazem a diferença neste momento de pandemia? Nossos sinceros agradecimentos e reconhecimento por este brilhante trabalho”, elogiou. As homenagens serão encerradas nesta segunda-feira (28), às 19h, quando todos se encontrarão em uma live, transmitida pela plataforma Zoom.

Para a doutora Cristina Cuter, a homenagem alcança toda a instituição. “Nós, do Hospital Dr. Miguel Soeiro, agradecemos muito por esta homenagem e a entendemos como um reconhecimento da Associação Comercial de Sorocaba à nossa comunidade assistencial e administrativa. Afinal, sem o esforço de todos, não conseguiríamos obter os resultados exitosos que têm sido alcançados”, afirmou. “Ainda continuamos na pandemia, com a determinação de sempre realizarmos o melhor trabalho possível, dando o máximo de nós”, completou.

A doutora Priscila Garber também enalteceu o reconhecimento da Acso e a união de todos do HMS durante a pandemia. “As diretorias do Hospital, juntamente a todos os cooperados e colaboradores, está profundamente agradecida pelo gesto de reconhecimento feito pela Associação. Esta homenagem alcança todas as equipes desta instituição hospitalar, que têm se esforçado e se dedicado incansavelmente durante a pandemia. Está sendo um trabalho bastante árduo, mas que tem gerado ainda mais crescimento ao HMS e a todos os seus profissionais”, destacou.

Nessa mesma linha, Mário Moreno disse que a homenagem alcança toda a equipe que atua na UTI Adulto, coordenada por ele. “Os médicos, enfermeiros, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e o pessoal encarregado da limpeza e dos serviços administrativos trabalham diária e intensamente nos casos Covid-19 e nos demais, também. Por isso, sinto-me feliz em representá-los e receber, em seus nomes, esta homenagem da Associação Comercial de Sorocaba”, avaliou. “Sem dúvida alguma, este gesto nos dá ainda mais força para continuarmos neste caminho, que é de muito suor e trabalho, mas que nos deixa muito felizes pelos resultados e reconhecimentos que recebemos por parte da sociedade”, finalizou.

Para o gerente de enfermagem, Ivandro Lima, receber a homenagem foi uma sensação muito prazerosa. “Trata-se de um sinal de mérito e merecimento aos profissionais da enfermagem, que lidam com aflições e medos próprios, para proporcionar esperança aos que passam por essa doença”, salientou.

Ao seu lado, representando o corpo de enfermagem que está na linha de frente do combate à Covid-19, estava o técnico de enfermagem Rodrigo Dantas da Silva. “Senti-me muito feliz e grato por este reconhecimento – não só por mim, mas por toda a equipe que está na linha de frente, enfrentando esse vírus. Vimos e vivemos muitas histórias ao longo dessa luta. Esse prêmio representa todas as vitórias que conseguimos alcançar, com o nosso trabalho em equipe”, explicou.

Marco da Paz

Inaugurado em 16 de setembro de 2017, o monumento Marco da Paz é uma estrutura formada por um arco com pedras claras, uma pomba artificial, a inscrição “PAX” (paz, em latim) e um sino de cobre, no qual está gravada a sigla da “paz pela união dos povos”.

Dezenas de empresas e instituições contribuíram para a construção e instalação da estrutura, que também recebeu o apoio da prefeitura. Ao todo, mais de 500 colaboradores – chamados de mensageiros da paz – atuaram para viabilizar o monumento.

Idealizado pelo ítalo-brasileiro Gaetano Brancati Luigi, o Marco da Paz está presente hoje em 28 localidades do mundo, com o objetivo de disseminar a cultura da paz entre os povos. Gaetano presenciou os horrores da 2ª Guerra Mundial, antes de vir para a Argentina e, depois, para o Brasil.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.