A Hospitalar (hospitalar.com), o mais importante evento de saúde da América Latina, e o Instituto Horas da Vida (horasdavida.org.br) alcançaram a marca de 52.785 itens doados para apoiar instituições de saúde no combate à pandemia de Covid-19, por meio da campanha Juntos no Combate. Lançada em abril deste ano e com término para doações em 30 de setembro, a ação contou com o patrocínio da SAP Brasil e teve como objetivo a arrecadação de insumos, equipamentos e suprimentos para hospitais filantrópicos e santas casas.
O volume corresponde a mais de R$ 1.769.227,21 em doações distribuídas nos estados de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo, além de Brasília. Apesar do encerramento da campanha, ainda existem materiais a serem entregues, o que deverá aumentar este número em arrecadação. A proposta foi apoiar instituições da saúde em todo o Brasil que enfrentaram grande escassez de materiais essenciais para o atendimento da população durante a pandemia. No total, mais de 112 instituições foram beneficiadas.
Semanalmente, a equipe do Juntos no Combate fez contatos ativos pelo telefone, enquanto a Hospitalar acionou as mais de 1.200 empresas que participam do evento em busca de doações para a causa. O Instituto Horas da Vida ficou responsável por identificar instituições em situação de vulnerabilidade e suas respectivas necessidades para direcionar o recebimento dos itens. “É motivo de muito orgulho termos feito parte de um projeto com tamanha abrangência e resultados que ajudaram tantas pessoas. Precisamos ter empatia e unir forças em prol de causas que impactam toda a sociedade, principalmente em um momento tão delicado como o que estamos vivendo”, afirma Luciana Coen, diretora de Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa da SAP Brasil. A empresa foi a principal apoiadora, com recursos que viabilizaram o planejamento e execução da iniciativa.
Para Luciana Perdomo, coordenadora de Marketing do Portfólio de Saúde da Informa Markets, “em função do momento que o setor da saúde está passando, nos vimos na obrigação de fazer algo, e então nos unimos com a ONG Horas da Vida para criar essa rede de solidariedade com entidades e associações do setor”. Ela reitera que ainda existem materiais a serem entregues, o que aumentará este montante arrecado.
A campanha também contou com a participação de 16 empresas e projetos doadores, além de cinco empresas que fizeram a logística das doações para os estados. Teve ainda o apoio da CMB (Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas), do Sindhosfil (Sindicato das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo) e da CNSaúde (Confederação Nacional de Saúde).
“O projeto Juntos no Combate reflete o poder de uma rede colaborativa consistente em prol de uma causa tão nobre quanto o controle da pandemia do novo Coronavírus. Para nós, do Instituto Horas da Vida, é uma imensa satisfação ser o elo entre as empresas privadas que realizaram as doações e os hospitais, Santa Casas e organizações sociais que foram beneficiadas pelo projeto”, afirma Elisangela Tolosa, diretora de Desenvolvimento Organizacional do Instituto Horas da Vida.