Em 2019, a campanha “Quem Vê Diabetes Vê Coração”, que busca sensibilizar as pessoas sobre o risco cardiovascular associado ao diabetes tipo 2, passou por três localidades: São Paulo (SP), Petrolina (PE) e Chapecó (SC) com encontros com profissionais da saúde e uma oficina de fotografia.
O convívio com o diabetes requer atenção e cuidados constantes, que passam a fortalecer a autoestima e uma maior compreensão da própria saúde. Cuidar-se significa amar-se. Esse sentimento foi transmitido pelos participantes por meio de suas fotos, que ofereceram seu olhar e histórias de vida únicos. Como resultado desta iniciativa, foram captadas imagens de caráter pessoal e emotivo por pessoas com diabetes tipo 2, usando objetos de valor sentimental para ilustrar o diabetes associado à complicação cardiovascular.
As imagens desse trabalho foram projetadas por vídeo mapping em um prédio na esquina das avenidas Paulista e Consolação. A campanha com os vídeos dessa ação será lançada no dia 14 de novembro nos canais da ADJ Diabetes Brasil e da campanha “Quem Vê Diabetes Vê Coração” no YouTube.
Dando continuidade à campanha “Quem Vê Diabetes Vê Coração“, a ADJ Diabetes Brasil realiza a live “O diabetes e os problemas do coração”, no dia 11 de novembro, às 19h, ao vivo no Facebook da ADJ Diabetes Brasil e também no Youtube da ADJ.
A live terá a participação do médico cardiologista Dr. José Francisco Kerr Saraiva, professor titular da disciplina de Cardiologia da Faculdade de Medicina da PUC Campinas; diretor de Promoção de Saúde da Sociedade Brasileira de Cardiologia; membro do Departamento de Diabetes e Doença Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Diabetes e pesquisador de Estudos de Segurança Cardiovascular de anti-hiperglicemiantes e a endocrinologista pediátrica e médica voluntária da ADJ Diabetes Brasil, Dra. Denise Ludovico.
Em paralelo, será lançada uma exposição digital com os depoimentos e registros fotográficos dos participantes no site da campanha: www.quemvediabetesvecoracao.com.br.
Quem Vê Diabetes Vê Coração
Lançada em junho de 2019 pela Novo Nordisk, a campanha Quem Vê Diabetes Vê Coração conta com apoio de entidades e sociedades médicas brasileiras. Para mostrar que o coração está mais perto do diabetes do que se imagina, a iniciativa já realizou uma série de ações em diferentes regiões do Brasil.