Plataforma de EAD é lançada para profissionais e cuidadores de crianças com TEA

Com o intuito de expandir o conhecimento sobre as melhores práticas e promover a capacitação acerca de atividades baseadas no uso da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), a Fundação PANDA (Programa de Apoio ao Desenvolvimento e Aprendizagem) lança sua plataforma de ensino à distância “PANDA Educa”.

A entidade sem fins lucrativos de Ribeirão Preto atua no atendimento intensivo de crianças de 18 meses a 7 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e/ou com desenvolvimento atípico, além de promover cursos de orientações para pais e cuidadores e cursos para profissionais da Educação e Saúde. Também atua no desenvolvimento de pesquisas aplicadas em parceria com centros de pesquisas nacionais e internacionais.

Com link disponível no site www.fundacaopanda.com.br, a plataforma possui cursos desenvolvidos e ministrados por especialistas da área com reconhecimento nacional e internacional, que garantem um conteúdo de qualidade e fácil entendimento, como Dra. Maria Carolina Martone, coordenadora da Fundação PANDA com doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos e Mestrado em Psicologia Experimental – Análise do Comportamento pela PUC, entre outras especializações.

A ideia de oferecer a possibilidade de formação remota surgiu a partir de demandas identificadas, principalmente, no que tange à oferta de capacitação qualificada. “Há uma necessidade muito grande de disseminação de informações corretas e confiáveis sobre TEA e crianças com risco no desenvolvimento. Já temos esse suporte com cursos presenciais, agora a plataforma nos possibilita ultrapassar as barreiras físicas e oferecer essa capacitação a pais, cuidadores e profissionais da Saúde e Educação de outras localidades”, diz Flávia Balardin Magri, responsável pela plataforma PANDA Educa. “Com essas capacitações de profissionais das áreas da Saúde e da Educação, de pais e de cuidadores utilizando a ciência da Análise do Comportamento Aplicado (ABA), esperamos auxiliar na promoção do máximo potencial das crianças sob os cuidados dessas pessoas. É uma espécie de extensão de uma parte do trabalho que fazemos aqui na Fundação, de forma presencial”, comenta.

A plataforma foi lançada com a oferta de quatro cursos: “TEA: Características, Sinais e Tratamento”, “Tríplice Desafio: Problemas e Soluções Relacionados à Alimentação, Sono e Toalete”, “Problemas de Comportamento em Pessoas com TEA: Como Avaliar e Intervir” e “Escola e Plano de Ensino Individualizado (PEI): Introdução”. Todos emitem certificado de participação.

Aplicativo

A Fundação PANDA também disponibilizou aos usuários das plataformas Android e IOS o aplicativo Panda Educa, desenvolvido para profissionais da Saúde e Educação, pais e cuidadores que podem acessar uma parte do conteúdo gratuito por celular ou tablet. O aplicativo ainda está em sua versão Beta, mas já pode ser baixado para testes.

Além da seção Vitrine, com a descrição dos cursos EAD da Fundação, o App traz diversos materiais de apoio gratuito como a Cartilha PANDA, folder institucional e livro de brincadeiras do PANDA, jogos educacionais com o personagem Nico (A hora do Nico, Vestindo com o Nico e Adivinhe com o Nico, entre outros) e canais de contato com a Fundação.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.