As evidências científicas são importantes ferramentas para a tomada de decisão e na formulação e implementação de políticas públicas eficazes na área da saúde. Além disso, o conceito de medicina baseada em evidência vem ganhando cada vez mais relevância na prática clínica desde meados dos anos 90, como uma importante diretriz de análise crítica visando a qualidade do cuidado.
E com o objetivo de apoiar gestores públicos, profissionais de saúde e pesquisadores na tomada de decisão e no exercício da medicina baseada em evidências, o HCor lança o Curso Introdutório de Políticas Informadas por Evidências (PIE).
O lançamento oficial será marcado em um webinar realizado pelo HCor e Ministério da Saúde nesta terça-feira (1), que discutirá as ações estratégicas e perspectivas na área de PIE.
O curso é desenvolvido por meio do projeto “Apoio às Redes Colaborativas para Inovação e Tradução do Conhecimento” pelo Laboratório de Implementação do Conhecimento em Saúde do HCor (LICS) do HCor, em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).
A líder do projeto no HCor, Tatiana Yonekura, explica que o conteúdo traz valiosas contribuições aos profissionais de saúde do SUS. “O principal objetivo é sensibilizar essas audiências sobre a importância e utilização das Políticas Informadas por Evidências na área da saúde. As evidências científicas são extremamente dinâmicas, e muitas vezes de difícil interpretação pelo público leigo. Por meio desse curso, buscamos apresentar e implementar metodologias padronizadas, visando uma linguagem mais palatável para que diversas esferas consigam se apropriar da melhor forma do uso de evidências em diversos contextos”.
Com carga horária de 8h, o curso será 100% online, gratuito e voltado para gestores de saúde, gestores de agências financiadoras, profissionais de saúde, pesquisadores que buscam aproximação com a temática, e usuários dos serviços de saúde.
Os temas da grande curricular incluem: tomada de decisão em saúde; conceito e papel das evidências; tipos de evidências; barreiras no uso de evidências; conceito e papel das políticas baseadas em evidências; construção da PIE – etapas do processo; construção da PIE – arranjos organizativos e recursos necessários; papel dos atores sociais no contexto das PIE e rede colaborativa de PIE.
Para fazer a sua inscrição, acesse: bit.ly/PIEonline