Medscape lança Centro Latino-Americano para Promoção da Saúde Cardiovascular

A principal plataforma global de notícias e informações para médicos, a Medscape (atualmente alcança mais de 5 milhões de médicos em todo o mundo, com 750,000 somente na América Latina), acaba de lançar uma iniciativa em conjunto com o American College of Cardiology (ACC), que é líder global em cuidados cardiovasculares. Foi criado o Centro Latino-Americano para Promoção da Saúde Cardiovascular, que fornecerá conteúdos exclusivos em espanhol e português sobre as pesquisas mais recentes e tendências clínicas emergentes.

A ideia não é simplesmente traduzir orientações internacionais, mas adequar e individualizar estas informações para a realidade de cada região e de cada paciente. O Brasil, assim como os demais países em desenvolvimento, está transicionando de doenças infecciosas para doenças crônicas como principais causas de morte. Essa transição se deve a diversos fatores, como melhor saneamento, maior acesso à serviços de saúde, desenvolvimento tecnológico e mudanças de estilo de vida. O momento ideal que os médicos dispõem para agir é na prevenção.

O objetivo do Centro é facilitar a disseminação de conhecimento, dos cardiologistas para os médicos de atenção primária, para que eles possam diagnosticar mais precocemente doenças como hipertensão ou diabetes. Apenas como um exemplo prático: Um hábito simples que deveria ser adotado em todas as consultas regulares, é a aferição da medida da cintura abdominal. Este tipo de acompanhamento permite ao médico detectar fatores de risco evitáveis, e orientar seus pacientes com informações nutricionais e de atividade física.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.