Os cuidados no manejo da temperatura corporal do paciente

A manutenção da temperatura corporal do paciente deve ser uma preocupação constante da equipe médica, com monitoramento contínuo. As distermias (hipotermia e hipertermia) merecem grande atenção clínica, já que podem levar a sintomas como apnéia e taquicardia. Define-se distermia a temperatura cutânea menor que 36,5 °C (hipotermia) e maior que 37,5 °C (hipertermia).

 

Hipotermia

A hipotermia é definida pela queda da temperatura central do corpo humano abaixo de 35°C. Quando as terminações nervosas detectam uma queda brusca surgem alterações mentais e diminuição no desempenho motor, e há um colapso do mecanismo termorregulador, inclusive com vasodilatação na pele e consequente perda de calor para o exterior. O paciente começa a diminuir seu nível de consciência, ficando prostrado e sonolento, e as funções vitais ficam alteradas, principalmente frequência cardíaca, respiratória e pressão arterial, podendo levar a morte.

A proteção contra hipotermia é de suma importância, pois por volta de 43% dos pacientes desenvolvem esse tipo de alteração durante a fase de atendimento inicial, com redução na temperatura basal, de 1°C a 3°C. Sendo causa frequente de mortes, deve ser prevenida através do aquecimento do paciente.

Hipertermia

A hipertermia é a elevação da temperatura do corpo relacionada à incapacidade de promover a perda de calor para o ambiente ou, ainda, reduzir a produção de calor. Este aumento pode ser causado por reação do organismo frente a alguma doença ou por proteção. Se a temperatura passa dos 41ºC, sendo ativada como mecanismo de defesa contra processos infecciosos, inflamatórios e de intoxicação, pode provocar convulsões. Se exceder 43ºC pode levar a morte em casos extremos, devido à destruição parcial da estrutura das proteínas.

A febre é um fenômeno comum nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), afetando mais de 50% dos pacientes críticos. O sinal por vezes é associado às frequentes infecções apresentadas, demandando a intervenção das equipes de enfermagem para monitorar a ocorrência.

O aumento da temperatura corporal provoca a reação imunitária contra agentes pirogênicos liberados em processos inflamatórios. Eles estão associados a procedimentos invasivos, imunossupressão, quadro patológico e riscos ambientais presentes em UTIs. A febre, inclusive, pode piorar desfechos clínicos.

Sistema de gerenciamento da temperatura

Para auxiliar no manejo da temperatura do paciente, a ArtMedical apresenta ao mercado o Blanketrol® III – CSZ/GENTHERM, um sistema de prevenção de hipertermia e hipotermia destinado a manter a normotermia ou a resfriar o paciente quando houver indicação. Pensado para baixar ou elevar a temperatura corpórea, o conjunto é composto pelo equipamento, colchão e sensor de temperatura esofágicoretal reutilizáveis.

Para realizar o procedimento terapêutico, o Blanketrol® III utiliza dois processos controlados eletronicamente por microprocessadores e sistemas de segurança. Abastecido com 7 litros e ½ de água destilada, permite que o operador programe a temperatura a ser transmitida ao paciente via colchão, por onde circula o líquido aquecido ou resfriado pela unidade.

O modelo incorporou três novos controles de temperatura para garantir maior precisão, segurança e efetividade no gerenciamento da temperatura do paciente, acelerando o tempo de resposta ao tratamento e a recuperação. Esta nova tecnologia foi especialmente desenvolvida para procedimentos pediátricos, neurológicos e cardiológicos.

Ao ser ligado, o sistema se auto-calibra. Fornece leitura digital dos modos de operação e condições dos alarmes, além de efetuar leitura contínua de temperaturas do colchão e do paciente, em graus Celsius (ºC). Possui ainda tecnologia gradiente de temperatura, que possibilita programar o aquecimento ou resfriamento gradual de acordo com o intervalo desejado, permitindo maior controle da variação de temperatura.

Diferenciais:                                               

  • Conectores à prova de erros e falhas;
  • Alarmes;
  • Colchões reutilizáveis (PlastiPad);
  • By-pass interno para respostas mais rápidas (pré-aquece e pré-esfria com a água na unidade);
  • Entrada para três colchões;
  • Sistema microprocessado;
  • Duplo reservatório com capacidade para 7,5 litros;
  • Aquecedor de 800 watts.

Tel: (51) 3231-3415

E-mail: artmedical@artmedical.net

Site: www.artmedical.net

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.