Os indicadores de segurança do paciente estão entre os principais critérios para aferir a qualidade dos serviços prestados em hospitais e clínicas. Redução de infecções, quedas e lesões por pressão, por exemplo, são metas dos profissionais da saúde e precisam ser monitorados constantemente nas instituições. A preocupação com esses índices começa a fazer parte também nas rotinas da Atenção Primária à Saúde.
O Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), oferece cursos EAD gratuitos na área para quem atua em unidades básicas de saúde de todo o Brasil. Um deles irá apresentar conceitos, temáticas e ferramentas aos profissionais, com foco nos fundamentos teóricos e práticos e nas metas do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). O outro dá continuidade à formação e aborda lições relacionadas às rotinas da assistência — como segurança no uso de medicamentos, diagnóstico, transição do cuidado, possíveis erros e gerenciamento de riscos, trabalho em equipe e comunicação e envolvimento do paciente no cuidado.
Os cursos integram o projeto “Formação sobre segurança do paciente na atenção primária à saúde”, do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS). São voltados especialmente para profissionais que trabalham em unidades básicas ou de saúde da família e aos envolvidos no Projeto de Planificação da Atenção à Saúde. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 31 de dezembro. Os interessados devem acessar os seguintes links:
Cursos EAD gratuitos
O Hospital Moinhos de Vento oferece outros cursos gratuitos de ensino à distância, voltados a profissionais da saúde em diversos campos de atuação. Existem mais opções nas áreas de segurança do paciente e também de pesquisa clínica, doação de órgãos, transplante de medula óssea, boas práticas em saúde, etc. Confira no site da instituição.