Programa apoia distribuição de usinas de produção de oxigênio ao Amazonas

Em resposta à crise de saúde pública enfrentada pelo Amazonas, o Todos pela Saúde, iniciativa lançada pelo Itaú Unibanco para enfrentar o novo Coronavírus e seus efeitos sobre a sociedade brasileira, apoiou o programa Unidos contra a Covid-19 (unidos.fiocruz.br), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que viabilizou nesta semana a distribuição de 5 usinas de produção de oxigênio ao sistema público de saúde do estado do Amazonas.

As usinas foram enviadas à Secretaria de Saúde do Amazonas para distribuição entre os hospitais da capital e do interior do estado. Cada usina tem capacidade de produzir cerca de 25m³ de oxigênio por hora, quantidade suficiente para suprir uma unidade hospitalar em 12 leitos de terapia intensiva e 80 leitos de internação e pronto atendimento.

Além das usinas, o Todos pela Saúde também enviou ao Amazonas cerca de 6 mil itens hospitalares, entre eles reguladores de pressão, fluxômetros, cânulas nasais e máscaras para oxigenoterapia. As doações foram transportadas de São Paulo ao Amazonas por avião cedido pela Força Aérea Brasileira.

Segundo Paulo Chapchap, diretor-geral do Hospital Sírio-Libanês e líder do conselho de especialistas do Todos pela Saúde, “temos a responsabilidade social de ajudar a população do Amazonas nesse momento tão crítico. O Todos pela Saúde, iniciativa lançado faz quase um ano, tem hoje ampla experiência em apoiar os estados no combate à pandemia. Já o Hospital Sírio-Libanês é parceiro do Amazonas por meio de projetos locais do Ministério da Saúde”. Chapchap também reforçou a importância de as pessoas continuarem a se prevenir contra a doença. “Todos temos que ajudar, e podemos fazer isso individualmente, mantendo distância social, usando máscaras e fazendo a higiene das mãos”, afirma.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.