Comemorando 15 anos, a Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) anuncia a inauguração de sua 140º unidade, no Hospital Universitário de Lagarto (HUL), em Sergipe, que impulsiona o desenvolvimento da saúde digital na região. Com mais uma unidade da RUTE, é possível observar o crescimento orgânico do programa mantido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) em prol do ensino e da pesquisa em saúde.
O lançamento, que acontece hoje, 30 de março, às 10h30, e será transmitido na Sala de Videocolaboração GEP-HUL-UFS, contará com a participação do superintendente do HUL, Manoel Luiz De Cerqueira Neto; do coordenador da RUTE HUL, Rafael Pinto Lourenço; do Coordenador Nacional da Rede Universitária de Telemedicina, Luiz Ary Messina; do Gerente de Ensino e Pesquisa do HUL – Fernando Every Belo Xavier e do o Reitor da Universidade Federal de Sergipe, Valter Joviniano De Santana Filho.
“A oportunidade de contar com o Hospital Universitário de Lagarto na nossa Rede surgiu por uma solicitação da própria instituição e teve sua solicitação isso, é conferido ao HUL-UFS a capacidade de propor e participar da proposta de Grupos de Interesse Especiais na RUTE, unindo-se à uma rede de 139 unidades de qualificam conteúdos de Ensino e Pesquisa e colaboram para a melhoria do SUS. Sem dúvida, um ganho ao setor de saúde no Brasil como um todo”, comenta Paulo Lopes, Gerente de Inovação da Rede Universitária de Telemedicina.
O Hospital Universitário de Lagarto (HUL é atualmente gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) – empresa pública vinculada ao Ministério da Educação, que hoje administra 40 hospitais universitários federais -, fruto de contrato de gestão celebrado entre a empresa pública federal e a Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Após o anúncio, acontece ainda a sessão inaugural do Grupo de Interesse Especial (SIG), da RUTE: Nutrição Clínica e Hospitalar, coordenado pela Universidade Federal de Sergipe Campus Lagarto (UFS) e pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e que visa integrar profissionais da nutrição e áreas correlatas para divulgar e atualizar o conhecimento técnico científico na área da assistência nutricional hospitalar com o foco na terapia nutricional baseada em evidência, no tratamento e prevenção de comorbidades clínicas, condutas no pré e pós operatório para melhorar a resposta cicatricial e imunológica, modulação da resposta orgânica ao tratamento clínico, melhoria da qualidade de vida do usuário, redução do tempo de internação, morbimortalidade e custos hospitalares.
RUTE
A Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), em operação há 15 anos, provê a infraestrutura de serviços de comunicação, assim como parte dos equipamentos de informática e comunicação para os grupos de pesquisa, promovendo integração, conectividade e disseminando atividades de P&D das instituições participantes. A utilização de serviços avançados de rede promove o surgimento de novas aplicações e ferramentas que exploram mecanismos inovadores na educação em saúde, na colaboração a distância para assistência e pesquisa. São atualmente 139 unidades de telemedicina e telessaúde da Rute em plena operação, localizadas em todos os 27 estados do Brasil; e, 55 Grupos de Interesse Especial (SIG) em várias especialidades e subespecialidades da saúde.