A Amgen, uma das empresas líderes em biotecnologia no mundo, realizou na última sexta-feira (11), a live ‘Saúde avança com os biossimilares’, em parceria com o Valor Econômico, para abordar a importância dessa classe de medicamentos em possibilitar ampliação no acesso a tratamentos biológicos que revolucionaram as áreas da oncologia e inflamação, contribuindo cada vez mais com a qualidade de vida dos pacientes.
A live contou com as participações do Dr. Gonzalo Vecina, médico sanitarista, fundador e ex-presidente da Anvisa; Dr. Stephen Stefani, médico oncologista; Gustavo Mendes, gerente geral de medicamentos e produtos biológicos da Anvisa e Elvin Penn, gerente geral da Amgen no Brasil. O evento foi moderado pelo jornalista Murillo Camarotto, do Valor Econômico.
Durante a discussão, os especialistas ressaltam a diferença entre os medicamentos genéricos e biossimilares, destacando o grau de complexidade na produção de biológicos. Adicionalmente, destacaram que os biossimilares podem ser uma ferramenta de acesso criativa e sustentável para a gestão dos sistemas de saúde público e privado. “A entrada de biossimilares traz importantes reduções dos gastos com compra de medicamentos e permite investir em assistência e inovação para os pacientes. Oferece movimentação econômica e aumenta o acesso”, afirma Dr. Stephen.
Elvin Penn também destaca a ampliação do acesso como o principal objetivo dos biossimilares. “A Amgen está focada em desenvolver biossimilares de alta qualidade e eficácia comprovada, com o objetivo de contribuir com a expansão do acesso aos tratamentos biológicos e consequentemente com o cuidado aos pacientes. Acreditarmos que os biossimilares são uma ferramenta excelente para colaborar com a sustentabilidade do sistema de saúde, e reduzir o impacto com os gastos da pandemia”. Elvin também destacou a expertise da Amgen no desenvolvimento de biossimilares, reforçando o compromisso da empresa de servir aos pacientes a todo o momento.
Assista a live na íntegra: