Simpósio Internacional de Cardiologia da BP mostra principais tendências da especialidade

Entre os dias 10 e 12 de agosto a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo promove o Simpósio Internacional de Cardiologia da instituição, que é referência nacional nessa especialidade. O evento, que nesta sexta edição será realizado de forma virtual, traz aulas, palestras, debates e apresentações de casos.

Voltado para médicos e demais profissionais assistenciais, a programação está dividida em duas salas simultâneas nas quais serão apresentadas as mais recentes tecnologias e manejos da Cardiologia adulta e pediátrica. Uma das salas do simpósio será dedicada às cardiopatias congênitas e outra para a abordagem de temas atuais nas áreas de insuficiência cardíaca, doença arterial coronária e cardiopatia estrutural.

A programação científica inclui as palestras internacionais ‘Imagens para doença cardíaca estrutural: desafios e novas fronteiras de uma modalidade multidisciplinar’, do cardiologista João Cavalcante, do Minneapolis Heart Institute (Estados Unidos); ‘Uma análise crítica do Estudo Ischemia’, do médico Pablo Lamelas, da McMaster University (Estados Unidos) e do Instituto de Cardiologia de Buenos Aires (Argentina); e ‘Optimal medical treatment and future horizons?‘, do professor Marat Fudim, da Duke University (Estados Unidos).

Na área da cardiopatia congênita, a palestra ‘Manejo cirúrgico no período neonatal’ será conduzida pelo médico José Pedro da Silva, cirurgião cardíaco da BP reconhecido internacionalmente e que também atua no UPMC Children’s Hospital of Pittsburgh, que desde 2018 mantém o Da Silva Center for Ebstein’s Anomaly, em homenagem ao profissional brasileiro que desenvolveu a técnica conhecida como procedimento do cone, utilizada como padrão mundial para o tratamento da anomalia de Ebstein, uma cardiopatia congênita rara que pode causar insuficiência cardíaca no bebê, podendo afetar, inclusive os pulmões da criança.

Complementando a programação, os cardiologistas José Armando Mangione e Gustavo Ieno Judas debaterão o tratamento da estenose aórtica calcificada em pacientes idosos via cirurgia ou transcateter. Mangione, que é um dos principais hemodinamicistas do país e coordenador do Núcleo de Cardiologiada da BP, destaca que este ano, além das aulas e das palestras, o evento tem uma vasta programação de apresentações de casos. “Além da presença de expoentes da nossa especialidade, a edição desse ano traz uma vasta agenda de discussões de casos editados de cardiopatias complexas que foram tratados na BP, empregando a tecnologia de ponta de que dispomos”, explica o médico.

As inscrições podem ser realizadas no próprio site da instituição com valores diferenciados para médicos, residentes e equipe multiassistencial.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.