Hospital Moinhos de Vento presta consultoria em gestão para Hospital Bom Pastor

Na foto, de vermelho, a diretora administrativa do Hospital Bom Pastor e equipe em visita técnica dos consultores do Hospital Moinhos de Vento à instituição

O Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), formalizou uma parceria com a Associação Hospitalar Bom Pastor, de Santo Augusto, para a prestação de assessoria em gestão. A consultoria Moinhos tem como objetivo auxiliar a única instituição hospitalar do município, de quase 14 mil habitantes, e que também atende outras cidades das regiões Celeiro e Fronteira Noroeste, a realizar um planejamento estratégico, construindo as diretrizes que irão nortear a atuação do hospital para os próximos anos. Além disso, será avaliada a viabilidade de implementação de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Segundo a gerente de Estratégia, Inovação e Marketing do Moinhos de Vento, Melina Moraes Schuch, o planejamento estratégico será elaborado de forma colaborativa, contando com o know-how e engajamento dos gestores do Hospital Bom Pastor. “A partir da leitura de cenários, aplicando metodologias de autores consagrados, com a adaptação e refinamento da experiência do Hospital Moinhos de Vento, serão definidos norteadores estratégicos que serão a base do plano: missão, valores e visão. Como resultado final, serão definidos os principais projetos, indicadores e metas para que o hospital possa se desenvolver em sustentabilidade, qualidade médico-assistencial e gestão de pessoas”, destaca Melina. Essa etapa, já em execução, deve ser concluída neste ano.

Atendimento qualificado para 60 mil pacientes

Atualmente, o Bom Pastor atende média complexidade e dá cobertura para atenção básica, com especialidades como clínica médica, cirúrgica, obstetrícia, ginecologia e pediatria. “Somos a porta de entrada de urgência e emergência e referência na regionalização dos partos”, esclarece a diretora administrativa da instituição, Marilei Andrighetto. São beneficiados mais de 60 mil pacientes das regiões Celeiro e Fronteira Noroeste. “Atendemos ainda a saúde indígena do território de Inhacorá e possuímos leitos federais de saúde mental”, acrescentou.

Para Marilei, a parceria será um marco decisivo para o pleno funcionamento do Hospital Bom Pastor, pela qualificação dos serviços prestados e comunicação efetiva, atendimento humanizado, engajamento dos colaboradores, compartilhamento de conhecimento, aprendizagens significativas e evolução. Por meio do estudo realizado pelo Hospital Moinhos de Vento, a ideia é verificar a possibilidade de ampliar o atendimento e a oferta de serviços, além da criação da UTI. Atualmente, pacientes críticos precisam ser levados a Ijuí, a cerca de 64 quilômetros de Santo Augusto.

O coordenador da Consultoria Moinhos de Vento, Chander Turcatti, acrescenta que a iniciativa do Hospital Bom Pastor está alinhada às ações dos grandes gestores, que atualmente estão buscando oportunidades de mitigar o impacto socioeconômico do pós-pandemia, com a manutenção e geração de novos empregos. “É preciso exercitar nossa visão sistêmica para alcançar resultados assertivos e consistentes de curto, médio e longo prazo”, conclui.

Consultoria Moinhos de Vento

A Consultoria Moinhos de Vento, da Associação Hospitalar Moinhos de Vento, oferta soluções completas que trazem praticidade e eficiência para o mercado de saúde, baseadas na expertise do segundo melhor hospital do Brasil e um dos seis hospitais de excelência segundo o Ministério da Saúde, sendo o único fora de São Paulo. Executivos, profissionais das demais áreas de Gestão Assistencial, Hospitalar e de Educação e Pesquisa, além de parceiros, em constante aperfeiçoamento, proporcionam compartilhamento de experiências através de metodologia própria da instituição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.