Com objetivo de conscientizar a população sobre o Serviço de Estomaterapia, além de tratar de temas pertinentes à área, enfermeiras da unidade de estomaterapia do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) realizam nos dias, 17, 24 e 31 de agosto, sempre às 17h, lives educativas sobre a especialidade. Os encontros ao vivo acontecem on-line, por meio da página oficial do Facebook do Iamspe (@iamspesp).
A estomaterapia é a especialidade, exclusiva do enfermeiro (a), que presta assistência a pessoas com estomias, feridas, drenos e incontinências. Profissionais dessa área são os responsáveis por atender pacientes que necessitam de cuidados preventivos, terapêuticos e de reabilitação dentro ou fora dos ambientes hospitalares.
Segundo Pollyanna Carneiro, enfermeira encarregada da Unidade de Estomaterapia do HSPE, “embora a estomaterapia tenha se iniciado com cuidados a pessoas com estomias intestinais e urinárias (procedimentos cirúrgicos para a eliminação das fezes e urina), ela também se relaciona com os aspectos que envolvem eliminações de feridas na pele”.
Serviço
O Serviço de Estomaterapia do HSPE foi fundado em 19 de dezembro de 2003 e atualmente conta uma equipe formada por seis enfermeiras estomaterapeutas, oito auxiliares de enfermagem e um oficial administrativo.
Pacientes com feridas, estomias e disfunção miccional, que fazem algum tipo de acompanhamento médico no HSPE e, portanto, são encaminhados de outras especialidades para a unidade de estomaterapia, passam a receber atendimento individualizado e especializado com tecnologias adequadas a cada caso.
Aqueles que ficam internados no hospital também recebem o apoio desses profissionais, os quais facilitam a desospitalização do paciente. Dependendo da complexidade clínica, ele pode ainda receber cuidados domiciliares.
Cronograma de lives
As estomaterapeutas Eliza Hiroto Ariki, fundadora da unidade de estomaterapia no HSPE, e a enfermeira Pollyanna Carneiro dão início à série de lives com o tema: “O que é a Unidade de Estomaterapia do HSPE?” no dia 17 de agosto.
Na terça-feira seguinte, 24 de agosto, as enfermeiras Daniela Vanni e Mariana Cortes Pellissari Tanaka discutem sobre os cuidados com a pele, com o tema: “Prevenção de lesões de pele nas diferentes fases da vida”.
Encerrando a programação, no dia 31 de agosto, as enfermeiras Elaine Simone de Barros e Cintia Hanate debatem sobre as diferentes estomias e qual a maneira adequada de cuidar de cada uma delas.