Médico realiza de forma pioneira cirurgia minimamente invasiva em coluna vertebral

Com uma técnica minimamente invasiva para cirurgia na coluna vertebral, o médico ortopedista Dr. Alexandre Vieira Guedes, de Vinhedo – interior de São Paulo – realizou o primeiro procedimento no Brasil em dois níveis de vértebras. A cirurgia realizada no Hospital e Maternidade Sepaco, em São Paulo, no final do mês de junho, utiliza o cage intralif expansível produzido pela empresa Globus nos Estados Unidos e é colocado por via endoscópica. No Brasil, esse dispositivo é fornecido pela empresa SPI Material Cirúrgico.

Por meio dessa nova modalidade, um portal de dois centímetros é aberto nas costas do paciente. É por meio dessa abertura que é retirado o disco vertebral inteiro através da descompressão e é colocado o cage no local. Dessa forma, a recuperação do paciente é muito mais rápida que em comparação com as cirurgias de coluna vertebral tradicionais. Numa cirurgia endoscópica, o paciente recebe alta um dia após a cirurgia e totalmente apto a realizar todas as suas tarefas normalmente, sem precisar de afastamento do trabalho.

E caso haja necessidade de fixação com parafusos percutâneos, esta poderá ser realizada no mesmo tempo cirúrgico, significando uma revolução no campo da cirurgia de coluna. No pós-operatório, a dor sentida pelo paciente é apenas na incisão e controlada com analgésicos.

Numa comparação com a cirurgia tradicional, na qual a recuperação demora de dois a três meses, a cirurgia com cage intralif expansivo significa um avanço sem precedentes.

A cirurgia realizada pelo médico Dr. Alexandre Vieira Guedes foi de hérnia no nível l2l3l4, mas a técnica na colocação do suporte no espaço do disco degenerado agora poderá ser usada em todo o Brasil, pois foi comprovado que pode ser feita com excelente resultado.

“Esta é uma verdadeira revolução na cirurgia de coluna vertebral com endoscopia com a colocação do cage pelo mesmo portal. Isso vai ajudar tremendamente os pacientes na recuperação pós-operatória”, garante o médico ortopedista.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.