Nos dias 1 e 2 de outubro ocorre a terceira edição do Simpósio Internacional de Amiloidose da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. Neste ano, o encontro contará com dois módulos dedicados às últimas atualizações relacionadas ao atendimento clínico, diagnóstico e novas abordagens terapêuticas, além de um simpósio satélite da farmacêutica Pfizer com apresentação de casos discutindo a experiência nacional, além de uma aula especial da empresa Janssen.
O hematologista Phillip Scheinberg, coordenador de Hematologia Clínica do Centro de Oncologia e Hematologia da BP e um dos coordenadores científicos do evento, destaca que os painéis de discussão trarão muita interação e grande troca de experiências em formato de talk show, abordando como os especialistas em várias disciplinas médicas – neurologistas, hematologistas, reumatologistas, cardiologistas, nefrologistas – diagnosticam a amiloidose. As modalidades de imagem que são utilizadas para o diagnóstico e diferenciação no tipo de amiloidose também estão na programação, além do papel do patologista no contexto da doença.
O programa científico abordará ainda os novos tratamentos para amiloidose familiar TTR e amiloidose AL, além de trazer o consenso brasileiro sobre amiloidose cardíaca com as perspectivas de experts nacionais sobre o diagnóstico e tratamento dessa condição.
Complementando a programação, Julian Gillmore, pesquisador da Universidade College London, da Inglaterra, falará sobre as novas estratégias de edição genética na amiloidose ATTR, após recente estudo publicado no periódico The New England Journal of Medicine, o que pode representar uma forma inovadora no tratamento da amiloidose familiar no futuro.
A programação completa e inscrições para o Simpósio Internacional de Amiloidose podem ser conferidas no próprio site da BP.